Boneca de Ferro no Atacama e Salar de Uyuni

by - quinta-feira, janeiro 04, 2018

Olá, gente! Hoje vou contar tudinho sobre a viagem que fiz na virada do ano,  2017/2018 que foi mais uma realização de um sonho. Espero que gostem, aproveitem as dicas e se apaixonem por esse lugar, assim como eu!

Como eu tive a ideia de conhecer esse lugar tão "exótico"

A ideia de conhecer San Pedro de Atacama e Salar de Uyuni partiu depois de ouvir tanta gente comentando, fotos nas redes sociais e depois de fazer várias pesquisas sobre esses lugares incríveis. Há uns quatro anos, vinha adiando pelo fato do preço ser bastante salgado, colocando outras prioridades na frente, até que decidir ir, e não me arrependo nem um pouco. Queria passar um ano novo diferente, em paz, descansar e refletir sobre meu 2017. Foi um ano de muitas mudancas, perdas, conquistas, ..enfim, eu merecia!!

Sobre valores

Essa parte da viagem é essencial compartilhar com vocês porque foi um achado! Na verdade,  estive buscando em agências no Brasil e para o Ano Novo não consegui nada menos do que 7 mil reais por pessoa. Então, antes de desistir pesquisei muito na internet e achei o site www.denomades.com que é uma empresa chilena que me mostrou preços que realmente valiam a pena. Antes de fechar, pesquisei muito sobre ele, adicionei um atendente no Whatssap e fiz uma chamada para pegar informações, tudo certinho porque morro de medo de chegar no local e a empresa simplesmente não existir. Consegui todos os passeios que fiz no Chile, onde passei quatro dias e na Bolivia, onde passei quatro também, por cerca de 1600 reais. Quando cheguei no Chile, pesquisando nas agências nas ruas da cidade vi que encontraria até mais barato do que isso, mas quis a comodidade de já ter a minha vaga garantida, datas certinhas, transfer de ida volta para o aeroporto já pagos. Além disso, façam uma comparação com uma agência no Brasil e vocês verão o quanto vale a pena!

Conforme vou citando os passeios digo sobre os valores de cada um e o que estava incluso, ok? Para fechar com esse site paguei uma reserva pelo Pay Pal e acabei comprando a passagem por conta. Paguei 1700 reais. Caro sim, mas temos que levar em conta que cheguei no Atacama dia 27 de dezembro, véspera de ano novo, e viajei pela Latam. Fora de temporada dá para conseguir muito mais barato, inclusive vale a pena pesquisar a empresa SKY. Viajei com eles em 2016 quando fui a Santiago visitar uma amiga e paguei pouco mais de 500 reais, ida e volta. Sobre a hospedagem já conto pra vocês.

Como foi arrumar a mala e qual moeda levar

Arrumar as malas para essa viagem foi uma das coisas mais difíceis da minha vida. Abaixo vocês poderão ver o e-mail que recebi da agência quando questionei a respeito do clima no local (rs).

Eu, que estou acostumada a nao repetir roupas, querer combinar tudo, colocar looks para uma semana, de todas as estacoes e a mala não passar de 23 quilos não foi uma tarefa fácil.

Resumindo, nessa época do ano posso dizer que de manhã faz bastante frio, vai esquentando, a tarde faz bastante calor e a noite volta a esfriar. Apesar do calor é difícil poder estar com uma blusinha curta porque venta muito! O sol é insuportável também. Se preparem para engolir bastante poeira no caminho, nas longas caminhadas e subidas nas infinitas montanhas (rs)! Vou dar algumas dicas do que vocês não podem esquecer de levar:

* Papel higiênico, já que em alguns lugares que vocês vão dormir na Bolivia não terá;

* Cachecol, gorro, boné e viseira porque venta muito e o sol e muito forte;

* Protetor solar e labial/manteiga de cacau. Se esquecer vai torrar no sol e sua boca vai ficar seca demais;

* Toalha extra para os passeios que vocês terão a oportunidade de nadar;

-   * Saco de dormir caso sinta muito frio. Eu levei o meu e nem usei, na minha opinião basta levar um pijama de frio bem quentinho e meias grossas;

-  * Lanterna (caso nao tenha uma boa no seu celular). Você vai compartilhar quarto com outras pessoas e muitas vezes não poderá acender a luz para procurar suas coisas;

-    * Óculos de sol. Eu usei todos os dias porque a claridade é forte demais;

-    * Um tênis "tipo botinha" / a marca Quechua tem umas muito boas. Abaixo vou compartilhar o tênis que usei. Não leve tênis bonito, de academia, de corrida, porque você vai estragar e vai doer os pés. As caminhadas sao longas e sã-o muitas pedras no caminho.

* Biquíni /roupas de banho;

* Bateria extra porque mesmo em modo aviao parece que a bateria voa naqueles lugares! Foi uma dascoisas mais úteis que levei nessa viagem;
      *Casaco bom que corte o vento porque o problema desses locais é o vento fortissimo. Uma mochila para os tours;

*Comidinhas para cozinhar no hostel e levar snacks para comer durante os passeios;

*Remedinhos para dor de cabeça, enjoo e estomago. Não se esquecam que estaremos em uma altitude de quase 5000 metros e vocês podem se sentir muito mal. como a maioria das pessoas que conheci, inclusive eu (rs);

Adaptador para tomada com duas bolinhas;

*Squeeze.

Em relação ao dinheiro, pesquisei muito e foi difícil decidir se levava reais ou dólares. Mas, consultando a internet e alguns amigos vi que seria melhor levar reais e acabei trocando em uma casa de câmbio no centro de Atacama. A melhor cotação que achei: 1000 pesos chilenos, 5,76 reais. Varia bastante todos os días.

A viagem e a hospedagem

Cheguei no aeroporto de Calama e peguei o transfer que já estava me esperando. Foi tudo bem certinho e a empresa se chama Transfer Pampa. Vi que tem várias empresas no aeroporto que vendem os transfers na hora, até mais barato do que paguei, mas como eu disse anteriormente, quis deixar tudo certinho para não ter problemas. Graças a Deus o motorista apareceu e não atrasou.

Até San Pedro de Atacama gastamos cerca de uma hora e meia. Passei a primeira noite em Atacama e as três últimas também. As demais estive na Bolívia. Os quatro dias que hospedei em Atacama reservei um hostel pelo site Hostel World. Também peguei indicações, li muito, vi fotos e achei um local que era simples, porém limpo, com wifi e cerca de 1km do centro. Se chama Hostal Laskar. Abaixo compartilho as fotos do local.

Dividi quarto com mais três pessoas e paguei 10.000 pesos por noite. Na verdade a hospedagem era 8500, e fui decobrir que o restante ficou para o site. Se tivesse fechado direto com o hostel sairia mais em conta, mas não sabia que havia essa diferença. Recomendo esse hostel.

Não tive grandes problemas durante a minha estadia. Bem limpinho, wifi rápido, companheiros de quarto bem tranquilos (na verdade tenho sono muito leve, então conviver com outras pessoas no mesmo quarto nunca vai ser uma tarefa fácil), mas tentei não me estressar já que estava de férias (rs)!

Consegui "cozinhar" todos os dias (quem lê pensa que sou uma Master Chef), banho gelado somente um dia quando ocorreu um problema geral no bairro, mas deu para tirar de letra. Pessoas de todos os lugares do mundo hospedadas, várias amizades novas. Tudo muito legal.

Ah, não posso deixar de falar que quando cheguei no hostel não pude me hospedar na primeira noite porque estavam dedetizando. Sim, pode ser considerado um grande problema, mas eu não me importei muito porque me transferiram para um hostel do lado, na mesma rua, que se chama Possada Atacameña, que inclusive era bem mais caro e mais confortável. Voltei para o meu hostel no dia seguinte e deu tudo certo (rs). Abaixo algumas fotinhos desse outro hostel, caso vocês queiram conhecer.

Viagem para Salar de Uyuni na Bolívia

Como só fiquei a primeira noite em Atacama e voltei quatro dias depois ,vou contar primeiro sobre como foi a minha viagem ao Uyuni. Como disse anteriormente, já estava com a reserva paga pelo site Denomades. Eles passaram via whatssap o endereço da agência World White Travel (fica bem no centro de Atacama) para que eu realizasse o restante do pagamento. Fechei tudo e deu certinho, sem nenhum inconveniente!

Meu tour para o Salar foi de quatro dias, com transfer, motorista-guia em español, alojamento e alimentação. Nao incluía apenas as entradas em alguns lugares e por isso tivemos que levar alguns pesos bolivianos para pagar. Troquei na mesma casa de câmbio (tem várias no centro, uma ao lado da outra). Paguei por 300 bolivianos 176 reais.

Um pouco sobre o tour

O grupo que foi comigo para o Salar antes da partida

Grupo a caminho

Nesses quatro dias percorremos cerca de 1200 km, em um grupo de seis pessoas/ seis mulheres. Eu, mais duas brasileiras, uma chilena, uma mexicana, uma filipina (naturalizada americana) e nosso guia boliviano Andres, super legal e competente. Nos tornamos uma familia e nessas horas, vivendo esse tipo de aventura, temos que ser os mais unidos possível. Nosso destino era o  Salar de Uyuni, maior deserto e sal do mundo. Saímos de Atacama e fomos até a fronteira para dar saida do país (não esqueça de levar aquele papel que recebemos na imigracao quando chegamos ao Chile, não faça como eu (rs).

Fila da imigração da parte chilena

Passamos na imigração do Chile que estava super lotada e seguimos viagem até a imigracao da Bolívia, que fica em Hito Cajo. São 40km até la.

Chegando no local descemos novamente para dar entrada na Bolivia e trocarmos nossa van por um carro 4x4. Ali tomamos nosso primeiro café da manhã e seguimos viagem.

Jeeps de vários grupos estacionados na fronteira da Bolívia a espera dos passageiros

Cafezinho da manhã oferecido pela agência na fronteira da Bolívia

Bolívia!!

Dez minutos depois paramos na entrada do Parque Nacional,  onde tivemos que pagar 150 bolivianos para ingressarmos ao parque, onde estão algunas das principais atrações do tour. Fui anotando no meu caderninho cada parada e vou compartilhar com vocês agora. Se preparem para ver alguns lugares, que na minha opinião, estão entre os mais lindos do mundo.

Primeiro dia na Bolívia

1   Mirador de la Laguna Blanca: é uma lagoa rodeada de vulcões e a Cordilheira dos Andes, A vista é incrível. Vocês terão alguns minutos para andar por lá e tirar fotinhos lindas. Nesse momento já estávamos há 4400 metros do nível do mar. Não tem muito segredo nem milagre que faça não sentirmos os efeitos da altura. Apenas se mantenha hidratado, leve remédio para dor de cabeça, estômago e enjoo. Vai de sorte e organismo. Alguns sentem muito, outros menos. Mas nada que faça com que o tour não valha a pena!

Mirador de la laguna verde: fica dez minutos da Laguna Blanca e tem a cor verde devido ao cobre e arsênio presentes. Paramos por dez minutos para tirar fotos. De lá podemos ver o famoso vulcao Licancabur.

Desierto de Dali: pequeno deserto com montanhas coloridas, devido a variedade de minerais existentes. Fica há 40 minutos das lagunas.
    Se preparem, a viagem de carro é extremamente cansativa. Quase impossível ver um ser humano no trajeto,  pouquíssimos animais e a "estrada" não tem asfalto (rs).  Como uma turista leiga, questionei a respeito da ausência de camelos no local (a gente associa camelo com deserto...rs) e o guia disse que eles não conseguem sobreviver nesse deserto por causa da altura. Não vi camelos, mas no quarto dia vi muitos cactos, que eu amo (rs)!

4    Aguas Termales : são piscinas naturais no meio do deserto que, debido a proximidade dos vulcões, tem água quente que chega a temperatura de 45 graus. Elas ficam há 4550 metros do nivel do mar e há 8 minutos do Deserto de Dali. O problema é que além da altura que já causa falta de ar, enjoo e dor de cabeça, temos o choque de temperatura. É possivel nadar (eu nadei), mas dentro da água vocês encararão mais de 30 graus e na saída terão que enfrentar um frio de 10/8 graus.  Haja saúde! Vale a pena, porque a água não é salgada, é quentinha e a vista é linda. Mas, saí de lá passando muito mal e tive que aguentar a falta de ar por muitas horas, além de uma dor de cabeça insuportável. O guía não recomendou estarmos mais de dez minutos dentro da água.

Geiser: há muitos deles, tanto no Chile quanto na Bolívia. Fomos conhecer um. Trata-se de uma nascente termal que entra em erupcao periodicamente lançando uma coluna de água quente e vapor de ar. É muito interessante,  mas o cheiro é bem forte. Fica há 45 minutos das águas termales.

Almoço e nosso primeiro alojamento

Um brinde com mate de coca para amenizar os efeitos da altura

Nosso grupo no nosso quartinho compartilhado

Percorremos mais 50 minutos e chegamos no nosso alojamento para almoçar. A comida para todos os dias estava no nosso carro. O guia ia tirando aos poucos e dava para as pessoas do alojamento preparar. No geral eram comidas boas, quase sempre legumes, sopas e macarrão, mas não passamos fome, não! Nao posso reclamar. Água era por nossa conta (recomendaram levar seis litros por pessoa, e em algumas refeições nos deram refrigerante).

Sobre nossa primeira hospedagem

O alojamento (chamado por eles de refúgio) era muito simples. O banheiro não tinha descarga (pensa num cheiro ruim) e no primeiro dia não teve banho, tivemos que nos virar com lencinhos umedecidos. O quarto era compartilhado com o grupo todo e energia elétrica somente duas horas por dia, para carregarmos o celular.

A disputa era grande para conseguir carregar celeular, câmera, bateria extra

Já estava preparada para ficar todos esses dias sem internet, mas fiquei sabendo que em outro refúgio havia wifi e o guia me levou até lá e consegui usar por alguns minutos, pagando 10 bolivianos. Era péssimo, pude apenas usar o Whatssap quando ele resolvia funcionar, mas pelo menos consegui dar um oi para a minha mãe. Acho até bom ficar off por um tempo, somos muito viciados em internet hoje em dia, mas fico muito preocupada caso aconteça algo com a minha família no Brasil.

Nos refúgios que passamos encontrávamos com pessoas de outros grupos, outras agências, foi bem legal. Prepare-se para ouvir português o dia todo porque tem muito brasileiro nesse lugar! Aliás, não existe um lugar no mundo que não tenham brasileiros. Se souberem de algum me avise para eu correr pra lá (brincadeirinha).

6   Ultima parada do dia- Mirador de las lagunas coloradas: é um mirador onde é possível ver a Laguna Colorada de cima. Subi, mas não consegui ficar mais de dez minutos porque o vento estava quase me levando. Comi tanta poeira que desisti de continuar a caminhada. Mas, é bem bonito ver tantas cores, um céu lindo. Suba, mas vá com um casaco  corta-vento, bom, oculos, toca e se possivel aqueles paninos para cobrir a boca.
Depois desse passeio voltamos para o alojamento para jantar e dormir.

Pensa em uma pessoa que sofreu com o vento e não conseguiu nem terminar a subida?

Segundo dia na Bolivia

Saimos do alojamento sete e meia da manhã (odeio acordar cedo...rs, mas nesse passeio não acordávamos antes das seis), mas acordamos as 6h00 para tomar café e carregar o carro. Não voltaríamos a dormir naquele alojamento, então tivemos que levar todas as malas. Confesso que essa parte de estar cada dia dormindo em um local é bem cansativo, fazer e desfazer malas não é comigo. Levei uma mochila e a mala de mão para essa viagem. Conversei com  dono do hostel que eu estava em Atacama ele guardou a mala de 23kg para mim,  até que eu voltasse para o Chile. Algumas pessoas que não iam mais voltar (seguiriam viagem para La Paz ou Cusco) estavam com malas gigantes e sofreram bastante.

Vamos aos passeios!

Arbol de Piedra: ficava a quarenta minutos do nosso alojamento e foi a última parada dentro do Parque Nacional. Subimos de 4280 metros para 4400. Como vocês podem perceber,  é um sobe e desce absurdo, vários testes de saúde por dia. Essa árvore de pedra foi declarada um monumento natural . Se formou devido ao vento e é um conjunto de rochas vulcânicas com cinco metros de altura. Paramos meia horinha para tirar fotos e andar pelo local.

Mirador de las Montañas Coloradas: Depois de trinta minutos chegamos nesse mirador onde é possivel tirar fotos lindas com as montanhas coloridas de fundo. Se as fotos representassem 10% do que realmente é ver isso tudo pessoalmente!

Laguna Amandita:  é uma laguna maravilhosa, de cor branca, com uma vegetação linda em volta dela. Nosso almoço foi preparado ali mesmo. Comemos sentadas na grama, com uma vista privilegiada. Momento ideal para agradecer a Deus por mais uma viagem incrivel e refletir sobre o ano que estava acabando.

Almocinho com a paz do deserto, tem coisa melhor?

A agência ofereceu alimentos sempre fresquinhos e gostosos, não tenho do que reclamar

Laguna Honda: bem parecida com a laguna verde, vista de cima. Muito linda também e fica somente cinco minutos da onde almoçamos.

Laguna Hedionda: posso dizer que foi a lagoa que mais gostei. Recheada de flamingos! Acho esses animais incriveis. Vimos varios flamingos pelo caminho, mas foi nesse local que conseguimos chegar perto deles para tirar fotos. Paisagem incrivel!

Vulcao Ollague: pegamos um pouco de chuva no caminho, mas conseguimos parar e tirar uma fotinho desse vulcão, que inclusive está ativo. Ele tem 5870 metros e está localizado no Departamento de Potosi/Bolivia, na Cordilheira dos Andes.

Impossível não dar uma paradinha no caminho para registrar algumas paisagens como essa

Salar de Chinguana: levamos trinta minutos para passar por lá. É um salar, porém diferente do Uyuni porque contém muita terra misturada com sal. Baixamos para 3360 metros. Paramos no trilho do trem para tirar fotos e saó em uma das fotos mais incriveis da vida.

Adoro essas fotos com reflexos. Quando vi pela primeira vez nem entendi como saíam desse jeito. Os guias são tão experientes que já conhecem os locais ideias para fotos e tiram várias fotos bacanas de todos os turistas. Essa foi no trilho do trem no meio do deserto

Muita produção para tirarmos as fotos que vocês viram acima (rs)

Não rola preguiça dos guias quando se trata de tirar fotos para os turistas

Nossa segunda hospedagem- Hostal de Sal

Ficamos hospedados em um hostal totalmente feito de sal. Tinha sal até no chão, me sentí em uma praia branca (rs). Estava lotado, muitos grupos se hospedaram nesse local. Era bem limpo, dividi o quarto com uma americana, o jantar foi muito bom, ganhamos um vinho para brindar e tinha água quente para tomar banho. Finalmente um banho! Mas, como estava com falta de sorte, na minha vez, a água ficou gelada e tomei um dos banhos mais congelantes da vida(rs). Reclamei com o dono e ele me transferiu para um quarto com banheiro privado, para que eu não reclamasse com a agência (rs).

Nessa noite fui dormir as oito da noite porque tínhamos que acordar 3h30 da madrugada para ver o amanhecer no famoso Salar de Uyuni. Nada de wifi, mas, quando paramos em um mercadinho vi o dono usando internet e paguei 5 bolivianos para ele me emprestar dez minutinhos da internet dele para dar sinal de vida e saber se minha mãe estava bem (rs).

Terceiro dia- Salar de Uyuni

Saímos 4h30 da manhã e chegamos ao Salar uma hora e vinte depois. Dá um certo medinho andar no deserto a noite. Fiquei impressionada como esses guias conseguem percorrer mais de 1000km sem se perderem no meio do nada. Para mim parecia tudo igual!! Perguntava toda hora para o Andres/guia se ele sabia onde estava indo porque chegava a ficar angustiada de passar horas vendo uma paisagem linda, porém sem vida, somente montanhas, alguns matinhos e vulcões para todos os lados (rs). O jeito era colocar uma música, cantar, jogar conversa fora e ir escrevendo tudo que acontecia para me lembrar depois. Era ótimo que o carro tinha ar condicionado porque seria impossivel transitar no deserto com os vidros abertos.

O maravilhoso Salar!

Fico emocionada ao escrever sobre esse lugar. Primeiramente, tenho que falar um pouco sobre a história dele. Como disse anteriormente, é o maior deserto de sal do mundo. Está localizado no Departamento de Potosi e no Departamento de Oruro, sudoeste da Bolivia, há 3650 metros de altitude e quase 11 mil quilômetros quadrados. Ah, chega a ter 150 metros de profundidade! Fica perto da borda da Cordilheira dos Andes e e o único ponto natural que pode ser visto do espaco e serviu de guia para os astronautas que chegaram a lua em 1969. Ele se formou depois de transformações entre diversos lagos pré-históricos.

Quando entramos no Salar deu até arrepio. Todos comemoraram a tão esperada chegada ao Salar. Ainda estava escuro, mas aos poucos clareava e conseguimos ver um amanhecer lindo. O chão branquinho se confundia com um céu azul lindíssimo. Durante todos esses anos afirmei que a Patagônia era o lugar mais lindo do mundo (clique aqui para saberem como foi realizar mais esse sonho), mas acho que agora está rolando um empate(rs)!

Que lugar perfeito! Uma obra de Deus! Andamos kmss e km e o chão branquinho até assustava. Tudo igual, definitivamente estava nas mãos daquele guia, que se me largasse por ali nunca mais voltaria para casa (rs). Depois de 600 fotos  e vermos o amanhecer fomos para a nossa primeira parada, ver o famoso ESPELHAMENTO!

Maior espelho natural do planeta!

Em períodos de chuva o Salar de Uyuni se transforma em um imenso lago espelhado. O chão e o horizonte se confundem. A s fotos saem maravilhosas! Esse efeito ocorre por causa da chuva, por isso oramos para que chovesse na madrugada anterior. Demos muita sorte e conseguimos ver o espelhamento, por isso, pesquise antes de ir para ver se e época de chuvas. Eu falhei nesse ponto porque achei que era possível ver esse fenômeno todos os dias. Dei sorte, gracas a Deus!

Preparem-se para saltar muito, fazer mil poses diferentes

Segunda parada/Isla Hincahuasi: é uma ilha que fica dentro do Salar. Cobram 30 bolivianos a entrada. É parada obrigatoria. Um dos lugares mais lindos que já vi. Uma ilha recheada dos meus amados cactos, uns chegam a medir dez metros de altura! A ilha é cercada do deserto de sal, por isso a paisagem vista de cima fica mais linda ainda! É possível caminhar pela ilha. O passeio consiste em uma trilha  e a subida nesse caminho de pedras é bem cansativa, mas vale a pena!

Detalhe importante: nesse local é possivel usar o banheiro que é bem limpinho e foi nesse mesmo lugar que tomamos nosso café da manhã e permanecemos por cerca de uma hora e meia.

AS famosas fotos com perspectiva

O Salar de Uyuni é um dos lugares mais tradicionais do mundo quando o assunto é foto em perspectiva. A perspectiva forçada é uma técnica de ilusão de ótica que faz um objeto ou pessoa parecer mais longe, mais perto, maior ou menor do que realmente é. O terreno extenso, plano e uniforme facilita o uso dessa técnica, mas podemos utilizá-la em muitos outros lugares. Para criar esse efeito simulamos uma interação entre os itens da composição, alterando a percepção de tamanho e profundidade. O nosso guia que preparou tudo, ele já tem prática, são quatro anos fazendo esse tipo de tour. Amei, nunca tinha tirado esse tipo de foto!

Terceira parada/ Museo de Sal: não entendi porque se chama museu, não existe nada exposto por lá, é apenas um lugarzinho para comer e têm bandeiras de diversos países que os próprios turistas colocam. Fiquei impressionada porque há bandeiras de todos os lugares e nenhuma do Brasil! O deserto recebe uma quantidade absurda de brasileiros e ninguém colocou a do nosso país. Talvez tiraram ou nenhum brasileiro recebe a informação, assim como eu tambem não recebi,  que é possível levar a bandeira de deixá-la no local.

Quarta parada/Ojos de Sal: fica dentro do Salar e são pontos onde brota água oxigenada  através de um vulcão, o Tulupa, que fica a 180 km de onde estávamos. As águas vêm dele e já chegam frias. Coloquei a mão achando que ia estar quentinha e me surpreendi.

Quarta parada/Cemitério de los trenesachei meio desnecessário essa parada. Já estávamos mortas da aventura que estava acabando, mas…
É um lugar ja na Cidade de Uyuni onde é possícel ver uma grande quantidade de trens que foram abandonados há mais de cem anos pelos bolivianos.

Sexta parada/Almoço+conhecendo o centro de Uyuni: paramos em um restaurante para almocar. Nos prometeram wifi quando chegássemos lá, mas não funcionou nem um minutinho. Tivemos uma hora e meia para caminhar pela cidade que é super simples e pequena. Deu para comprar umas lembrancinhas e fomos até o escritorio da nossa agência para usar o wifi (finalmente consegui postar uma foto) e para nos despedirmos do Andres.

Nossa ultima noite e o retorno para Atacama

Trocamos de motorista e de carro (mais uma vez). Seguimos viagem para o nosso último alojamento, onde passamos a noite. Três horas de viagem comendo o poeira porque esse carro nao tinha ar condicionado. Cheguei morta, álias todos estavam no limite, na comunidade Bellamar, onde vivem cerca de 800 pessoas. Compartilhei quarto com duas chilenas, jantamos e paguei 20 bolivianos por um banho quente. Muita gente ficou sem banho outra vez, mas já não estava aguentando mais e paguei com o maior prazer (rs)!

A caminho de Bellamar

Saímos cinco horas da manhã do outro dia com destino a fronteira. Não esqueçam de guardar a entrada do Parque Nacional porque eles pedem quando forem sair do país. Na imigração boliviana foi necessário pagar 15 pesos. Na chilena, foi necessário descer com todas as malas e passar em um raio x. Não é permitido entrar no Chile com mais de dez artesanatos, folhas de coca ou frutas. Cheguei em Atacama perto das 14 horas, no Hostal Laskar, onde permaneci até o dia de ir embora.

Não deixem de fazer essa aventura. Por mais que canse, que dê medo, que fique sem banho, que possa passar mal, não deixem de fazer! É tão lindo que muitas vezes senti que estava em outro planeta. Tem que ir para se tornar mais corajoso, mais independente, para pensar sobre a vida, para ser menos fresco, para dar mais valor as coisas pequenas. Tem que ir para tirar lindas fotos, para fazer novas amizades, aprender a conviver em grupo.

Meus dias em San Pedro de Atacama

Cheguei em Atacama no dia 31, véspera de ano novo. Simplesmente morta, precisando dormir uns três dias seguidos. Antes de ir para a Bolívia conheci a Monique, uma brasileira também de SP e tivemos uma grande afinidade. Ela é aventureira como eu e passou um perrengue, como já passei varios durante viagens. Comprou um tour para a Bolivia em uma agência que não foi buscá-la e simplesmente sumiram. Todas as pessoas que compraram perderam o dinheiro, além do tour mais incrivel de todos. Por isso, é preciso tomar muito cuidado quando escolherem uma agência! Pesquisem muito bem!

Como tinha comentado, meu primeiro dia em Atacama foi quando cheguei, antes de ir a Bolívia.  Dei uma volta pelo centro da cidade, que e basicamente onde está tudo. A Avenida Caracoles é a principal e algunas travessinhas também são interessantes de caminhar. Durante o dia faz um calor absurdo e a noite frio. No centro há lojinhas para comprar lembrancinhas, restaurantes, casas de câmbio, bares, baladinhas e mercadinhos. Nada barato! Uma horinha de caminhada é possíve; conhecer tudo. Visitem a igrejinha, a Praça Central (que oferece wifi free, mas não consegui conectar nenhum dia).

Alimentação em Atacama

Como passei vários dias Bolívia, fiz as refeições com as comidas que a agência ofereceu. Os dias que fiquei em Atacama cozinhamos no hostel, comi pouquíssimas vezes fora. Pelo que pude perceber, como é um lugar totalmente turísticos os restaurantes são bem caros, mas há várias opções pela avenida principal e suas travessas.

Ah, recomendó tomar um sorvete na sorveteria Babalú. É possível encontrar sabores exóticos como de arroz doce, flor violeta, manga com leite, folha de coca, entre outros. Pelos mercadinhos da avenida vocês encontrarão empanadas gigantes e muito boas de vários sabores por apenas 1500 pesos.

É importante reservar um hostel (há infinitos ao redor do centro) bem localizado para poder fazer tudo a pé. No dia que cheguei conheci a Monique fomos em um bar no centro chamado LOLA, o mais famosinho. Tomi uma cerveja e passei vergonha cantando música brasileira no Karaokê.

Curiosidade: existe uma lei no Atacama que diz que as pessoas que entram em restaurantes/bar precisam pedir alguma coisa para comer. Não é possível beber e não comer nada. Convenci a mocinha que estava na porta a me deixar tomar uma cerveja sem comer, mas há uma fiscalizacao e se eles pegam o estabelecimento o paga uma multa.

Festa de Ano Novo

Tinha programado passar a meia noite na festinha do hostel e depois ir para uma festa clandestina no deserto, com música e fogueira. A primeira consegui cumprir, mas a segunda parte não foi possivel por causa do cansaço. Não aguentei! Chegar de Uyuni e ainda virar a madrugada não foi possível, mesmo no Ano Novo. Graças a Deus aguentei até a meia noite, pelo menos.

A festinha no hostel estava bem cheia, pessoas de todos os cantos. Pagamos cerca de 30 reais por pessoas para desfrutarmos de vinho, cerveja, refrigerante, mesa de frutas, petiscos, foi bem bacana. Fizeram fogueira e a famosa queimada do MONO/Muñeco/Boneco. Eles fazem um tipo de espantalho, tivemos que colocar os pedidos dentro do bolso dele e a meia noite ele foi queimado na rua para que os desejos se realizem. No começo achei estranho, pensei que fosse algo religioso, mas é apenas uma tradiçãoo do norte do Chile, uma brincadeira super divertida. A meia noite, na rua do meu hostal tinham pelo menos quatro bonecos sendo queimados (rs)!

Eu e a minha parceira Monique perto da meia noite

Colocando meus pedidos no bolso do boneco

Os italianos também entraram na brincadeira e resolveram escrever seus pedidos

O fim do meu ano novo foi tomar tres taças de vinho e dormir antes das duas da madrugada (rs).

Primeiro dia de 2018

Posso apagar esse dia?Acho que finalmente meu corpo pediu arrego. Tanta mudança de hotel, de comida, de temperatura, de altura!! Passei mal do estômago o dia todo, e da cabeça também. Não pisei para fora do Hostal. Só deitada, na internet colocando as fotos em dia e conversando.

Passeios em Atacama

Comprei apenas dois días de passeios, meus últimos dias de viagem. Reservei do Brasil, com aquele mesmo site que comentei, mas a agência que tive que efetuar o restante do pagamento era diferente da do Salar de Uyuni. Também ficava no centro e foi bem facinho de acessá-la. Deu tudo certo também e a reserva estava correta. Se chama Layana e eu recomendo.

Há dezenas de passeios para serem feitos, alguns muito parecidos com os da Bolivia. Por isso, selecionei bem e ainda me arrependi da escolha que fiz para meu último dia. Já conto.

Lagunas Cejar, Ojos de Salar e Laguna Tebinquinche: fiz esse passeio dia 2, já que dia primeiro nenhuma agência trabalhou. Além do valor que paguei pela excursão tive que desembolsar mais 17 mil pesos para entrar na laguna. Achei bem salgado, mas…

Foi o único passeio que não me buscaram no hotel, tive que ir até a agência, mas era bem pertinho e eu fui a pé. Foram 25 km até lá. Não se esqueçam de levar traje de banho e toalha porque é possivel nadar.

O grande diferencial da Laguna Cejar, e o único motivo que resolvi comprar esse tour, (já tinha conhecido uma dezena de lagoas na Bolivia) é que ao entrar nessa lagoa o nosso corpo não afunda!  A concentração de sal é tão grande (maior do que a do Mar Morto) que nos faz flutuar sem nenhum esforço. A empolgação de tirar uma foto flutuando foi tão grande que entrei com meu celular e ele caiu na água. Tive que trocar o display, portanto cuidado!

Apesar do "prejú", valeu muito a pena ter essa experiência, apesar da água ser bem gelada. Quando o sal seca no corpo a sensação é horrível, as roupas ficam duras, uma agonía sem tamanho! Mas, a experiência única supera tudo (rs).

Depois do mergulho é possivel se lavar em uma ducha e colocar outra roupa utilizando os vestiários. Não molhem os cabelos porque eles ficarão duros para sempre (rs)! Se tiverem algum corte, machucadinho, se preparem.. vai arder uns três dias (rs)!

De volta ao carro seguimos para os Ojos de Salar, que na verdade são duas crateras com águas não tão salgadas onde é possível mergulhar também, mas ninguém do nosso grupo o fez já que todos haviam tomado a ducha e colocado outra roupa (achei um erro do guia não comentar que era possível nadar). Turistas de outras agências estavam nadando...

Depois de trar umas fotinhos seguimos para nossa última parada, a Laguna Tebinquinche, onde ficamos ate o pôr-do-sol. É um verdadeiro lago de sal. Para quem não for esticar a viagem até a Bolívia é uma boa oportunidade de ter um gostinho do que ela oferece. Durante o pôr-do-sol a agência serviu lanchinho e Pisco Sour (bebida típica, que eu particularmente não gosto). Cheguei no Hostal por volta das 21h30.

Última noite em Atacama- Festa no deserto

Eu e a Monique finalmente resolvemos conhecer essa festa do deserto, chamada de Los Pimientos, que tanto falavam. Realmente, é no meio do deserto, uma caminhadinha do centro da cidade, no meio do mato e no escuro. Quando faria isso no Brasil? Nunca. É uma festinha clandestina, em que nativos e turista se reúnem, fazem fogueira, colocam música e ficam conversando e bebendo no local. Começa por volta da meia noite e termina de manhã. É uma bonita e engracada mistura de estilos, países e culturas, algo que mais aprecio nas minhas viagens. Atacama é um lugar muito seguro, não tinha problemas de andar a noite, sozinha,tudo muito tranquilo. Assim que passei minha última noite no deserto.

Música de todos os tipos, inclusive funk brasileiro

Ultimo dia no Chile

No último dia tinha um passeio para fazer nas Lagunas Antiplânicas. Já tinha pago e tudo mais. Mas, desisti de fazer porque vi que era basicamente igual as que eu tinha conhecido na Bolivia. Estava meio enjoada de conhecer lagunas. Não seria possível nadar e para acordar quase de madrugada para ver a mesma coisa não era para mim (rs). Cancelei o tour logo pela manhã, sem saber se perderia o dinheiro. Arrisquei. Depois do almoço consegui ir na agência e eles devolveram meu dinheiro sem me cobrar multa. Quando devolveriam meu dinheiro sem nenhuma multa e burocracia no Brasil? Nunca!

Me arrependi de não ter comprado o tour para Piedras Rojas (pedras vermelhas), dizem que é lindo. Não sabia, não me informei bem. Para quem só vai ficar em Atacama há outros passeios bem legais como Geiser del Tatio, Termas de Puritama, Vale de la Luna e Salar de Tara. Se vocês pretendem ir para a Bolívia selecionem bem os passeios para não ficarem saturados de ir em lugares  muito parecidos!

Voltei para o Brasil dia 3, meu voo saiu quase uma da madrugada, uma hora e meia atrasado. Quase perdi o segundo voo, mas deu tudo certo. Tenho que dizer que essas férias foram maravilhosas e que todos deveriam conhecer esses lugares uma vez na vida! Gratidão e a única palabra que define meu começo de 2018!

Gostaram do post? Dúvidas? Deixem comentários! Beijinhos.