Como aproveitar uma conexão na Alemanha

by - domingo, junho 17, 2018

Olá, genteeee! :)


Vai fazer uma conexão em Frankfurt de algumas horas e quer saber se dá para visitar alguma coisa na cidade e como aproveitar melhor o tempo livre? Nesse post vou compartilhar como foi a minha passagem pela Alemanha :)


Minha conexão em Frankfurt foi em 12 de junho desse ano (2018). Estava a caminho de Dublin (Irlanda), onde vivo agora, e fiz uma parada na Alemanha de sete horas. Como contei em outros posts, sempre procuro comprar voos com uma conexão grande para que eu possa conhecer mais um país. Mas, sempre digo que só vale a pena sair do aeroporto se a parada foi maior que cinco horas, fora isso não se arrisquem!!


A viagem de São Paulo até Frankfurt dura cerca de dez horas e meia, é bem cansativo, mas consegui dormir a noite toda com ajuda de um belo vinho e um comprimido de Dramin (rs). Fui pela companhia aérea Lufthansa, tive alguns problemas com as minha malas, mas contarei em outro post.


No próximo post vou contar o que aconteceu com a minha mala!

Biscoitinho do avião em ritmo de Copa do Mundo

Como calcular o tempo para não perder o avião?


Um bate e volta até o centro de Frankfurt para passear só é viável se vocês tiverem pelo menos umas 5 horas, pois precisarão fazer um cálculo mais ou menos assim:


- Uma hora entre sair do avião e passar pela imigração;

- Uns 40 minutos para ir até a estação de metrô, comprar passagem e chegar na cidade;

- Mais uns 40 minutos para o caminho de volta (embora o trajeto cidade-aeroporto demore uns 20 minutos, não significa que ao chegar na estação terá um trem te esperando naquele momento);

- Chegar uma hora antes do embarque, no mínimo, para passar pelos procedimentos de segurança.

A passagem imigração foi bem tranquila, não fizeram sequer uma pergunta, apenas carimbaram meu passaporte. Brasileiros podem entrar na europa sem visto e ficar por três meses. Achei estranho não me pergutarem nem quanto tempo estaria por lá, mas...




Fiquei o dia todo com uma mala de mão com cerca de 12 quilos. Se vocês tiverem a oportunidade de não levar nada nas mãos, além de uma pequena bolsa, é a melhor coisa. Tive que levar porque como estava vindo para a Irlanda para morar e tinha que trazer muitas coisas, não teve jeito. Dizem que no aeroporto tem um lugar que vocês podem deixar a bagagem de mão, mas sinceramente não vi e nem imagino onde seja.

Foi bem cansativo carregar mala o dia todo, no metrô, na rua, fiquei com uma super dor nas costas e no braço direito, mas tá valendo (rs).

Do aeroporto até o centro de Frankfurt

Como tinha somente sete horas de conexão fiquei com medo de me atrasar e já sai do Brasil com o roteirinho de como chegar ao centro, mesmo assim perguntava pra todo mundo na rua se estava no caminho certo pra ter a certeza que não estava perdida. Os alemães são bem receptivos e todos falam inglês, além do alemão.

A cidade é bem sinalizada, com placas escritas em inglês, dá pra se virar bem.
Fui do aeroporto até a estação Romer, que fica no centro. Tive que descer nessa estação porque comprei um tour para conhecer a cidade que partia desse local. Já vou contar tudo sobre esse tour, mas primeiro quero compartilhar sobre o trajeto até lá.

O aeroporto não fica muito longe do centro da cidade, e a ida pode ser de várias formas diferentes. De táxi é a maneira mais cômoda, mas a mais cara. A maneira mais barata e rápida é de trem suburbano, o S-Bahn(trem), que liga Frankfurt com as cidades ao seu redor e que passa pelo aeroporto 



Para acessar os trens, é necessário ir até a estação, que fica perto do terminal 1 do aeroporto (onde meu avião desceu). Eles podem ser acessados na Regionalbahnhof (estação regional), é só seguir as placas que não vai ter erro. 







Comprei um ticket de ida e volta para o mesmo dia, que me custou quase dez euros. Esse ticket é o Tageskarte: bilhete de um dia, para uma pessoa. Vale a pena para quem vai e volta no mesmo dia do aeroporto, pois o valor de um passe diário é inferior a compra de ida e volta separados.






Atenção, gente!! No aeroporto existe outra estação de trem, que é a Fernbahnhof. Esta é a estação de trem por onde passam os trens de longa distância, e que seguem direto do aeroporto de Frankfurt para alguma outra cidade alemã. -O trem S-Bahn não é uma linha de trem exclusiva ligando o aeroporto ao centro. Ele liga cidades ao redor de Frankfurt, passando pelo centro. Portanto vale a pena prestar atenção nas dicas a seguir para não transformar o que poderia ser um passeio muito bacana em muita dor de cabeça!



Mais um detalhe: os bilhetes não precisam ser carimbados e nem existe nenhum tipo de catraca onde eles devem ser inseridos, portanto dá pra agir de má fé e não comprar. Mas, a fiscalização é feita através de funcionários à paisana que podem pedir o bilhete em qualquer momento da viagem, portanto muito cuidado pra não bancar o espertinho e se ferrar (rs)!!



Quem não tiver um bilhete válido na hora da fiscalização, paga na hora uma multa de 60 euros.


Perto da máquina de comprar bilhetes existe um balcão de informação e a mocinha imprime o caminho para quem desejar. Há mapas também, que vocês podem pegar gratuitamente e ajuda bastante.
Vou postar o trajeto que fiz para chegar até a estação Romer, que é a igreja que fica no centro e uma ótima parada para fazer uma caminhada a pé.


Roteirinho que fiz para chegar até o centro

Instruções sobre meu trajeto que consegui no balcão de informações
O tour pela cidade
Já falei bastante do site GetYourGuide em outros posts. Compro meus tour sempre por lá porque são baratinhos e nunca tive problema. Como tinha pouco tempo preferi comprar para garantir que eu não ia me atrasar e perder o avião. Paguei cerca de 14 euros por um tour pela cidade, com aqueles ônibus que é possível descer em cada parada que desejar e pegar outro ônibus que passa de quinze em quinze minutos. Mas, no meu caso não pude descer porque consegui pegar o último, que sai as quatro horas da tarde. 


Voucher on line do tour que vocês conseguem pelo aplicativo da empresa


O tour durou uma hora, tem áudio explicativo em vários idiomas (não tem em português), e mesmo não descendo nas paradas consegui ver, fotografar e saber mais sobre cada ponto importante da cidade. Consegui caminhar um pouco o ponto de partida para comer, comprar uma lembrancinha da cidade e fotografar. Valeu a pena!!!






Vou postar a foto do mapinha da empresa com os lugares que eles passam e algumas fotinhos que eu tirei por lá. 



 Pontos de parada do tour, onde é possível descer para conhecer




 Uma das coisas que ficou bem claro pra mim foi a quantidade de restaurantes que servem comidas típicas de outros países



Antes de pegar o ônibus, caminhando pela praça central

Vale a pena conhecer!!!

Romemberg: é a praça mais central da cidade de Frankfurt e um dos principais pontos turísticos. Ela tem o nome do principal prédio que abriga, o Römer, que é a prefeitura da cidade. No centro fica ainda a bela fonte da Justiça, construída em 1542 e também o Alte Nikolaikirche, uma igreja gótica do século XI. A praça está sempre cheia de gente. O ponto de encontro do meu tour foi nessa praça, por isso consegui caminhar bastante e tirar lindas fotos.






Catedral de Frankfurt: possui 95 metros de altura e é bem impressionante. Suas grandes torres dão para ver de diversos pontos da cidade. Ela foi por muito tempo o centro religioso e onde se faziam as atividades sociais da cidade, como coroações de reis alemães. O exterior é bem impressionante, de estilo gótico. O interior, não é tão impressionante, mas vale a pena a visita a este que é um dos principais pontos turísticos de Frankfurt.





Paulslkirche em Frankfurt: é a Igreja de São Paulo e também Assembléia Nacional Alemã. Ela é muito importante na Alemanha, principalmente politicamente, já que foi lá que foi formado o primeiro governo democrático. No entanto, ela foi atingida por bombardeios, assim como outras igrejas e pontos turísticos. Mas, mais tarde ela foi escolhida para ser o primeiro prédio a ser reconstruído da cidade.



Minhas impressões sobre Frankfurt

Gente, passei somente sete horas na Alemanha, porém fiz uma listinha sobre a minha impressão do país nesse pouquíssimo tempo e espero que ajude quem pretende passar por lá. Agora que vivo na Europa quero ir mais vezes, conhecer Berlim e assim poderei dar mais dicas:



- Não se preocupem, todos falam inglês;
- Os alemães são solícitos, pelo menos comigo foram muito simpáticos, me ajudaram, passavam informações com muito boa vontade, sempre muito educados;
- Alemanha é a terra das salsichas, são mais de 1500 tipos (rs), todos os lugares de Frankfurt vocês verão salsicha: frescas, cozidas, cruas, defumadas, curadas, vegetarianas, vermelhas, brancas, rosadas, etc…Tem salsicha para todos os gostos;









- É muito comum possuir uma bicicleta, a população utiliza demais no dia a dia;







- Frankfurt é bastante organizada, o transporte público funciona perfeitamente e está preparada para o turismo;


 Adoro tirar foto da placas dos carros dos países que visito (rs)

 Além dos trens, a cidade também oferece os Trams, que são os famosos bondinhos 

 Dizem que andar de táxi não é nada econômico, mas tirei esa foto simplesmente porque fiquei assustada com a quantidade de Mercedes que funcionam como táxi nessa cidade


Estação de trem

Apesar do pouco tempo, gostei muito da cidade. Sempre muito bom aproveitar a conexão. Terminei o tour e voltei para o aeroporto da mesma maneira e cheguei a tempo de pegar o avião para Dublin. :)


Frankfurt é bem sinalizada, portanto quando sairem do trem é só ir em direção ao terminal para pegar o avião. Procure um desses paineis para se orientarem que nada vai dar errado

Gostaram do Post? Deixem comentários e tirem dúvidas comigo! Assim que voltar para a Alemanha darei mais dicas para vocês :0)







Confira também

2 comments

  1. Bom, eu posso dizer por mim! Gostei desse post seu porque estudei alemão e é muito o que meu professor que é de Frankfurt falou que seria. Salsichas existem aos montes lá. Eles adoram e fazem com Kartoffel (batata). Vi pontos muito importantes como Frankfurt Dom (Catedral de Frankfurt) e como por exemplo comprar bilhetes para Erwachsene (Adultos). Claro que vc só viu um pedaço pelas quantidade de horas que passou. É sempre importante entrarmos na cultura do país que estamos visitando... beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou de post! Infelizmente não foi tão completo porque tive somente um dia, como você mesmo disse. Mas, tentei explorar ao máximo e pretedndo voltar para poder contar mais. Obrigada por me acompanhar! beijos.

      Excluir