Macedônia do Norte é um país!
Oi gente, tudo bem? Hoje começo a compartilhar a primeira parte da viagem que fiz para alguns países dos Balcãs. Uma jornada todinha feita por terra, a qual conheci cinco países da Europa que não são destinos comuns pra brasileiros. Sei que estou um pouquinho atrasada com os meus posts, mas como prometido estou colocando tudo em dia. :)
Vários países compõem hoje a região que chamamos de Balcãs: Albânia, Grécia, parte da Turquia na Europa, Romênia, Bulgária, além das repúblicas que compunham a ex-Iugoslávia: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia e, desde fevereiro de 2008, Kosovo. Dessa vez, visitei a Macedônia do Norte, Kosovo, Bósnia, Montenegro e Albânia.
Escolhi a Macedônia do Norte para começar. Vou fazer um post para cada país, assim consigo detalhar um pouco mais sobre cada um deles.
Primeiramente: vocês sabiam que a Macedônia do Norte é um país? Tenho certeza que a maioria nem sabia disso. Eu confesso que sabia que esse país existia, mas não tinha nem ideia do que acontecida por lá, como era, que idioma falavam. Só fui descobrir quando comecei a fazer o meu roteiro e depois que vivi um pouquinho do dia a dia dos moradores de lá.
Comecei a minha viagem na Sérvia. Cheguei por terra, estava vindo da Áustria, onde morei e trabalhei por um tempo. O meu segundo país dessa viagem foi a Macedônia. Usei a FlixBus para fazer esse trajeto, a empresa de ônibus mais econômica para viajar para na Europa. De Belgrado (capital da Sérvia) para Escópia/ Skopje (capital da Macedônia) foram 6 horas e pouco de viagem, 411 km. Paguei 135 reais pela passagem.
Mas, antes de começar a contar sobre a minha experiência, vou compartilhar um pouquinho sobre a histórias e curiosidades desse país tão pouco conhecido.
QUE PAÍS É ESSE?
- O lago mais antigo da Europa fica na Macedônia do Norte: Com dois milhões de anos, o lago Ohrid é considerado uma das reservas biológicas mais importantes do mundo. Mais de 200 espécies que não existem em nenhum outro lugar do mundo vivem no lago.
- A Macedônia do Norte é uma das regiões habitadas mais antigas da Europa Os primeiros registros de humanos vivendo no território do que hoje é a Macedônia do Norte datam de 7 mil anos atrás. No entanto, os primeiros vestígios de cidades organizadas são de 808 a.C., quando a Dinastia Argéada controlava essa área.
- Ao longo da história, a Macedônia do Norte viu os impérios mais poderosos da Europa surgirem e caírem. O pequeno país fez parte do Império de Alexandre, o Grande; do Império Romano; do Império Bizantino; do Império Otomano; e da Iugoslávia.
- A Madre Teresa nasceu na Macedônia do Norte: A maioria das pessoas relaciona Madre Teresa com Calcutá, onde realizou a maior parte do seu trabalho humanitário. No entanto, ela nasceu em Escópia, capital da Macedônia do Norte, em 1910 No centro de Escópia existe uma casa-museu dedicada à vida e às realizações de Madre Teresa (visitei e vou compartilhar com vocês daqui a pouco)
- O país é sede de um dos maiores festivais internacionais de poesia: organizado anualmente na cidade de Struga desde 1961, o Festival de Poesia de Struga outorgou seu prêmio de maior prestígio, a Coroa de Ouro, a alguns dos mais notáveis poetas internacionais. Durante a sua longa existência bem-sucedida, o festival recebeu cerca de 4 mil poetas, tradutores, ensaístas e críticos literários de cerca de 95 países.
- Alexandre, o Grande, é o herói nacional: Alexandre, o Grande, rei do antigo Reino da Macedônia, foi o primeiro conquistador mundial que estendeu seu império pela Grécia e Pérsia até a Índia e o Egito. Durante seu reinado, a Macedônia era o estado mais poderoso do mundo; mas após a sua morte o império se desfez e se tornou a primeira província romana em 146 a.C.
- Partes da cruz na qual Jesus foi crucificado estão em um mosteiro do país.
IDIOMA E MOEDA DA MACEDÔNIA
0 comments