Boneca de ferro em Portugal

by - quinta-feira, julho 19, 2018

Olá gente, hoje quero compartilhar com vocês como foi conhecer um país que fiquei apaixonada e já tem um lugar especial dentro do meu coração :)




Foi uma viagem de última hora, inesperada, porém foram sete dias que consegui fazer muitas coisas legais, além de resolver os problemas que precisava.


Para quem não sabe, estou finalizando um processo de cidadania portuguesa e tive que resolver algumas coisinhas em Portugal em relação a minha documentação. Inclusive, quem quiser saber alguma coisa sobre como funciona esse processo pode deixar  comentários que responderei com maior prazer. :)

Trajeto Irlanda/Portugal




Acho que a maioria das pessoas sabem que estou morando na Irlanda desde junho deste ano. A viagem que fiz foi de Dublin (capital da Irlanda) para Lisboa (capital de Portugal). A melhor companhia aérea para viajar dentro da Europa definitivamente é a Ryanair. Mas, ao mesmo tempo é uma viagem bem cansativa. Como é muito barato (alguns voos internacionais chegam a custar apenas 15 euros!!) a companhia não oferece comida nem muito conforto. 

Os bancos não reclinam, São super duros, enfim...(rs). Mas, ainda continuo achando que vale a pena demais!! Ah, só é permitido uma mala de no máximo dez quilos que você leva dentro do avião, ou seja, foi bem difícil colocar tudo dentro dessa mala para fazer uma viagem de uma semana (rs). Quem me conhece sabe o quão difícil essa tarefa. O trajeto da Irlanda pra Portugal dura apenas duas horas e meia. Como é bom morar na Europa ! :)


Hospedagem

Não posso falar muito sobre hospedagens e preços. Fiquei hospedada na casa de amigos na Costa da Caparica, cerca de 30 quilômetros de Lisboa, e eles têm carro, foi tudo bem fácil. Nessas horas é muito bom ser "viajada"e conhecer muita gente (rs)! Mas, no final do post vou tentar dar umas diquinhas de como conseguir um lugarzinho legal em Lisboa.

Idioma

Não posso deixar de comentar sobre o idioma. Falamos português, é igual, mas não é igual (rs). Como assim? Gente, no começo parece outra língua, mas depois acostuma. O sotaque deles é muito engraçado, mas ao mesmo tempo muito fácil da gente sair falando que nem eles em pouco tempo (rs).

Não é somente o sotaque que é diferente, muitas palavras que a gente não usa eles falam constantemente, outras a gente nem sequer conhece, é bem estranho mesmo. Mas, é muito legal chegar em um lugar que as pessoas falam o mesmo idioma, você se sente "meio em casa". Nunca tinha viajado para um país que fala português. 

Abaixo compartilho algumas diferença entre o português falado no Brasil e o português falado em Portugal :)








Preconceito com brasileiros??

Já pensei em morar em Portugal porque pretendo cursar um mestrado ano que vem, então pesquisei muito se eles têm preconceito com a gente ou não. Já morei em uma cidade nos Estados Unidos que é lotada de portugueses e brasileiros e eles tinham muito preconceito.

Já na Europa, alguns brasileiros falam que sim, outros dizem que não. Minha opinião é a seguinte: depende muito da pessoa. Em todos os lugares existem pessoas boas e ruins e em Portugal fui muito bem recebida. Em uma semana, apenas uma pessoa fez uma piadinha sem graça comigo que me deixou bem triste, o restante não tenho do que reclamar.

Conto para vocês como foi: estava com vontade de fazer xixi e pedi em um bar se podia usar o banheiro e ele perguntou se a banheira era pra tomar banho (rs). Falou debochando da minha cara mesmo, na maldade!!! Eles chamam o banheiro de Casa de Banho, mas ele entendeu e quis dar uma de babaca mesmo. Só não mandei ele para o inferno porque estava morrendo de vontade de usar o banheiro e ele não ia deixar mais(rs).

Questionei bastante brasileiras que moram em Portugal e me disseram que vivem bem, tranquilamente, mas que sempre há uns bobos que gostam de fazer piadas. Em geral me senti respeita, não posso reclamar. Se um dia morar em Portugal conto em detalhes como é isso (rs).

No Brasil temos costume de taxar os portugueses de burros, nós também temos um pouco de preconceito. Quando cheguei em Lisboa e vi uma faixa exclusiva que indica que podem circular somente bicicletas e ônibus achei um tanto quanto estranho (rs). Logo pensei que as piadinhas podiam ser verdadeiras. ônibus e bike na mesma faixa (rs)???


Teve um outro momento que pedi uma pizza "meio a meio"e o garçom disse que não dava pra fazer porque a cozinheira ia ficar confusa (rs). Enfim, brincadeiras a parte, vamos continuar...(rs).



Clima

O mês de julho é puro verão em terras portuguesas, todos os dias a temperatura ficou em torno dos 23, 25, 27 graus. A noite dava uma esfriadinha,  mas nunca menos de 18. Graças ao clima mediterrânico, que predomina na parte continental de Portugal, o país consegue ter praias com águas quentes no sul (o Algarve é banhado por águas do Oceano Atlântico e do Golfo de Cádiz) que são famosas em todo o mundo.Porém, é possível esquiar e passar frio na Serra da Estrela, mas também ter praias e tempo seco no norte do país. As temperaturas anuais médias variam muito de cidade para cidade e podem ir dos 10ºC aos 18ºC. 

No verão as temperaturas podem chegar aos 40ºC e no inverno a -5ºC, mas o que mais chama a atenção de quem mora ou visita Portugal é que no verão quase não chove, porém no inverno é possível que a chuva caia por dias e dias, acompanhadas de muito vento. Não peguei nenhum dia de chuva.

Copa do Mundo 2018




Podem sentir inveja, assistir aos jogos da Copa em Portugal foi maravilhoso (rs)!!

Eles montaram uma arena no centro de Lisboa, com música, tendas de comida e bebida e as pessoas se reuniam nesse local para assistir aos jogos. Dezenas de países unidos, calor, era demais! Que saudade, já (rs)! Assisti o jogo do Brasil na Arena (aquele fracasso contra a Bélgica). Muitos, mas muitos brasileiros em Portugal!! Teve funk, axé, pagode, sem palavras. Eu curti demais.





Portugal recebe muitos turistas durante o verão e além disso muita gente de vários lugares do mundo moram por lá. Só para terem uma idéia, nos últimos seis anos, Portugal regularizou quase 150 mil imigrantes.








Costa da Caparica




Vou começar falando um pouquinho desse lugar que acabei conhecendo porque foi a área onde me hospedei. Acho que quem for pra Portugal e tiver tempo suficiente deve conhecer também. Fica a menos de 20 km de Lisboa e possui praias lindas.








A Costa da Caparica foi até há pouco tempo uma pequena povoação de casas baixas e ruas pacatas. Na última metade do séc. XX, a vila conheceu um crescimento acelerado.


As praias como o Tarquínio, o Dragão Vermelho ou a Nova Praia são muito concorridas, pela proximidade dos terminais de transportes públicos.

A beleza das suas matas e praias, ideais para a pratica de todo o tipo de esportes náuticos destacando o surf, windsurf e o bodyboard, fazem de toda a costa um lugar de prazer para a grande quantidade de turistas.



Consegui caipirinha verdadeira e super barata em Portugal



O centro da vila é a Praça da Liberdade. Próximo do centro está a Rua dos Pescadores, muitos hotéis e restaurantes numa rua reservada a pedestres. Ao longo do passeio para a praia principal, você também vai encontrar muitos cafés, bares e centros de surf. A Costa da Caparica é famosa por causa das grandes ondas e excelentes condições para a pratica do surf.

As praias mais famosas são: a Praia de São João e as praias da Vila da Costa. A Praia do Castelo, Praia da Rainha e Praia da Cabana do Pescador são mais isoladas, mas bem frequentadas. Ainda mais isoladas e continuando para sul existem diversas praias terminando na Praia da Bela Vista. muito frequentada por nudistas. Passei de trem por essa praia e tomei um susto quando vi um monte de gente pelada (rs)!


Quem quer passear pela costa e conhecer as praias pode utilizar esse trenzinho. Ele faz um longo trajeto por oito euros, ida e volta






Essa foto foi tirada em uma área próxima chamada Fonte da Telha

Multa em Portugal

Sim, tomamos uma multa. Paramos em local de "zona azul" e não pagamos. Aliás, nem sabíamos que tínhamos que pagar. Quando chegamos no carro tinha a surpresinha presa no vidro. Mas, a surpresa maior foi o valor...16 euros!!! Quanto é uma multa no Brasil, minha gente??? Nessas horas me sinto uma brasileira roubada. Multa no Brasil é fábrica de dinheiro. Tô postando a foto aqui só pra desabafar (rs).





Como é a comida em Portugal?

Antes de continuar falando dos lugares que visitei, uma pausinha pra fazer alguns comentários sobre a culinária portuguesa.

Sem dúvida nenhuma, quem ama frutos do mar vai se sentir no paráiso. Eu não como nenhum, então algumas vezes senti dificuldade de achar alguma coisa pra comer em certos restaurantes (rs), principalmente os que estão na beira da praia.




Mas, se você não come peixe como eu, não se preocupe porque dá pra encontrar diversos restaurantes de várias partes do mundo, especialmente árabes e italianos. Portugal é bem baratinho, é possível comer muito bem, em um restaurante top por 10, 13 euros. Ou algum lanchinho por 3, 4, 5 euros também é possível encontrar. 

Gente, tenho que deixar claro uma coisa: tenho postado bastante preços dos mercados na Europa para mostrar o quanto é barato, mas alguns brasileiros não entendem. Muitas vezes convertem o valor para real e mesmo assim sai barato (rs), mas vocês tem que entender que aqui se ganha em Euro e se gasta em Euros. Então é barato, sim! Muito barato. Claro, se você vai viajar para cá e pagar em reais claro que vai sair caro, mas quando faço a comparação temos que entender que o que é comprado aqui é pago euros (rs). As coisas na Europa são muito muito baratas, acreditem (rs).




Restaurante na beira da praia

Em um restaurante na Costa da Caparica. A maioria deles deixa os peixinhos vivos e expostos. O cliente escolhe e é feito na hora


O arroz doce deles é bem gostoso, mas parece mais doce do que o do Brasil. Ele é amarelo, não sei o que eles colocam para ficar dessa cor.

Costumo dizer que encontrei três coisas em Portugal que me fizeram ter a certeza que posso morar por lá tranquilamente: Açaí (postei mais pra baixo), suco de melancia, que sou viciada e muitos lugares da Europa não tem por conta do clima e o pão de queijo, que fiz o favor de comer antes mesmo de tirar a foto (rs)!





Separei algumas comidinhas e drinks que vocês não podem deixar de experimentar:

1-  Ginjinha



Esqueçam por uns minutinhos os vinhos e desfrute desse licor incrível feito com a ginja, muito parecida com a cereja. A sugestão é provar a bebida em um copo de chocolate, mas com moderação, uma vez que o teor alcoólico chega a ser maior que o do vinho do Porto.

2- Bacalhau





Não dá para começar a lista de forma diferente, tem que ser com ele, o “arroz de festa”: o bacalhau. Fica difícil escolher uma única receita que vocês devam experimentar porque ele é preparado de tantas formas diferentes que mais valia abrir uma lista só para pratos de bacalhau. Com broa, à Brás, assado, Espiritual, com Natas, em forma de salada, com grão de bico…Seja como for, não entre no avião de volta sem provar pelo menos 1 tipo. Ou dois. Ok, talvez 3. Não faça como eu que não provei nenhum (rs). Não como frutos do mar.

3- Pastel de Belém





Mais um clássico que não poderia ficar de fora da lista de comidas de Portugal. Preparem-se para provar um creme delicioso dentro de uma casquinha folhada que se desfaz na boca Não esqueçam de polvilhar canela por cima para ter a experiência completa.

Abaixo mais alguns docinhos famosos, inclusive o Pastel de Nata, que também é bem tradicional!!












O famoso e maravilhoso azeite português

Sou louca por azeite, então me senti no paraíso! Além de super baratos, são maravilhosos, não deixem de colocar em tudo que foram comer em Portugal (rs). Enchia minha comida de azeite porque queria experimentar todas as marcas (rs). Sem dúvidas algumas delas são consideradas as melhores do mundo.


Tive que tirar essa foto pra mostrar pro meu pai o quão é barato o Galinho que ele tanto ama (rs)

Mas, vou parar de falar um pouquinho em comida (fico lembrando dos cinco quilos que ganhei em Portugal..rs) e vou compartilhar com vocês mais duas praias que conheci: a Praia da Ribeira, em Cascais e a Praia de Figueira, em Setúbal. Ah, vou falar também da famosa Boca do Inferno :)

Praia da Ribeira


Cascais fica a cerca de 38 km de Lisboa. Fiz o trajeto de carro e foi bem tranquilo. É bem fácil transitar por Portugal, é tudo bem sinalizado e o trânsito só pega mesmo nos horários de pico.




Não fiz tour pela cidade, apenas conheci essa praia, localizada no centro da Vila de Cascais. Posso dizer que tem bons acessos (escadas e rampas). É bem bonita, pequena, limpa e cercada por um calcadão onde vocês encontrarão opções para petiscar. Foi lá que comi um açaí delicioso, bem parecido com o do Brasil. 



Apesar de ser Europa e termos aquela impressão que os biquínis brasileiros são os menores do mundo, em Portugal é possível ver mulheres com biquínis bem sensuais, nada daqueles parecidos com "cueca box" (rs).

Há mais de quinze praias nessa cidade, e pelo que pesquisei, são todas muito lindas. Como tinha compromisso em Lisboa, só conheci a da Ribeira, mas valeu a pena. Dei uma passada na Boca do Inferno, que é um ponto turístico bem bacana também, não deixem de ir!





Imagina se os policias no Brasil usassem esses carrinhos (rs)??



Boca do Inferno

Ela fica na Costa Oeste da Vila de Cascais. Trata-se de uma formação única nas rochas à beira do oceano. Acredita-se que antigamente este local era uma gruta que com o tempo e a força do mar acabou cedendo e deu origem ao cenário como é conhecido hoje. 

Atualmente a Boca do Inferno é uma cavidade a céu aberto, com uma espécie de arco por onde entra a água do mar. Ao chegar à Boca do Inferno é possível contemplar a beleza do lugar de cima, no entanto também há um caminho que leva ao outro lado do “arco” da cavidade, por onde entra a água.






Tirei fotos lindas! Encontrei um senhor que estava tocando violão, sentado em uma pedra, (esse que vocês viram na foto) ganhar o pão de cada dia. Começamos a conversar e questionei o porquê deste nome tão forte e estranho. Ele disse que era devido a quantidade de suicídios que acontecia naquele local, muitas pessoas se matam nessa região. 

Realmente não sei se é verdade, mas andei pesquisando em alguns sites portugueses e li algumas matérias de turistas que arriscaram a vida para tirar fotos e acabaram caindo. Achei um caso de suicídio também, que vocês podem ler aqui.




Setúbal


Esse município de praias está localizada a cerca de 48 km de Lisboa. Setúbal é também conhecido pelas suas magníficas e cristalinas praias, algumas mais cheias que outras. As praias desta região apresentam-se entre as melhores de Portugal. 

No dia da minha visita a Setúbal também tinha compromisso em Lisboa, por isso acabei dando uma pesquisada na internet qual era a praia mais bacana de conhecer e fui parar na da Figueira. Não me arrependi: lugar lindo, calmo, limpo, águas cristalinas (bem geladas, por sinal). Restaurantes em volta, tudo perfeito. 

Ah, o aluguel do guarda- sol e duas cadeiras custa 8 euros.
















Lisboa



Chegou a hora de falar de uma das minhas cidades preferidas no mundo! Sabe aquele lugar que você se sente em casa? Que você simplesmente gosta de tudo? Da energia, dos lugares, da comida, do clima, das opções...Pois, é. Posso dizer que Lisboa ganhou meu coração. Você moraria lá, Alethea? Sim! Aliás, quase não voltei pra Irlanda (rs).
O Brasil foi descoberto por Portugal, isso todo mundo sabe. Por isso, as relações entre os dois países que efetivamente começaram em 1532 com o estabelecimento de São Vicente, o primeiro assentamento permanente português nas Américas, seguem até os dias de hoje. O carinho dos brasileiros por Portugal (independente de qualquer piadinha) e a proximidade com esse país faz que todos os brasileiros se “sintam em casa” quando chegam em Lisboa.





Lisboa é uma das cidades mais antigas do mundo e é também a cidade mais antiga da Europa Ocidental. Uma capital diferente, de contrastes. Porto de entrada na Europa, a arquitetura, a mistura de culturas e costumes fazem dessa cidade um destino de viagem especial, com particularidades únicas. Destruída quase na sua totalidade pelo terremoto de 1755, a cidade foi toda reconstruída sob a coordenação do Marquês de Pombal.
Transporte em Lisboa

Na minha opinião funciona muito bem. Estava hospedada na Costa de Caparica. Alguns dias fui até Lisboa de carro, outros utilizei o Ferry Boat. O trajeto  de Ferry dura apenas dez minutos, custa três euros ida e volta e te deixam bem pertinho do centro. Vale a pena. 










Todos os dias passava pelo Cristo Redentor para voltar de Lisboa. É lindo e eles admitiram durante o tour que fiz pela cidade que é uma imitação do Cristo do Rio de Janeiro


Há várias opções de transporte em Portugal:

De metrô – O metrô de Lisboa funciona das 6h30 da manhã até a 1h da madrugada – com algumas exceções. Ele possui quatro linhas: Azul (Gaivota), Amarela (Girassol), Verde (Caravela) e Vermelha (Oriente). O bilhete avulso custa 1,25 euros. Se vocês comprarem o de 1,40 euros, vale por uma hora após a primeira validação. 

De barco/navio – O Porto de Lisboa é um dos principais portos turísticos europeus, paragem de numerosos cruzeiros. Está equipado com três cais para navios-cruzeiro: Alcântara, Rocha Conde Óbidos e Santa Apolônia. 

De Comboio (trem) – A CP Urbanos de Lisboa é a responsável pela rede ferroviária. Azambuja, Cascais, Sintra, Sado são as linhas operantes.

Tour por Lisboa

Tinha pouco tempo para conhecer Lisboa e optei por comprar um tour que custou 30 euros, que dá a oportunidade de conhecer todos os pontos da cidade. São vários ônibus, que fazem linhas diferentes e nesse pacote ainda dava o direito de usar o bondinho, que também faz o trajeto pelos pontos importantes. 

O voucher vale por 48 horas e a empresa se chama Yellow Bus. Comprei no centro da cidade mesmo, em uma lojinha que vende souvenirs portugueses.

São aqueles ônibus de dois andares, com áudio guia em vários idiomas, iguais aqueles que contei em outros posts quando fiz o tour pela Holanda e Alemanha. Vocês podem escolher o ponto que querem descer e depois pegar o ônibus novamente no mesmo local, de vinte em vinte minutos.






É uma infinidade de lugares, ficaria horas escrevendo, por isso achei melhor fazer uma seleção de alguns que achei mais bacanas e vou compartilhar aqui com vocês. Nào visiteis museus, por isso não verão nenhum museu na minha listinha, mas pra quem gosta Lisboa tem alguns bem interessantes.







Antes disso, quero comentar que em Lisboa há muitas lojas que vendem lembrancinhas de Portugal. E são muito baratas!! pra quem já pagou 12 dólares em um imã de geladeira no Líbano, achei de graça! Aliás, Portugal é um dos países mais baratos da Europa, sem dúvida nenhuma.

1- Praça do Comércio: é aquela praça onde foi montada a Arena para as pessoas assistirem aos jogos da Copa. Estive lá todos os dias, inclusive (rs).





Localizada na Rua Augusta, é um dos principais (e mais visitados) pontos turísticos em LisboaAlém da beleza arquitetônica do lugar que rende ótimas fotos, é possível sentar-se em um dos cafés e bares localizados nesta praça para simplesmente observar a movimentação de pessoas, Há restaurante ótimos também, provei alguns.




Nesta praça também é possível visitar diversas lojas e aproveitar para comprar mais lembrancinhas. É um lugar muito bonito e está sempre cheio de gente.


Um dos maravilhosos pratos que provei em Lisboa, em um restaurante italiano. Mais detalhes na próxima foto

Aquele famoso imã para a coleção da mamãe que não pode faltar!

2- Mosteiro dos Jerônimos: é um dos mais bonitos pontos turísticos de Lisboa, e mostra com riqueza e imponência a herança católica fortíssima desse país. Sua construção teve início logo após do Descobrimento do Brasil por Cabral.

O mosteiro e sua igreja são uma oportunidade única de ver toda a riqueza do gótico português, algo que não chegou a atravessar o Atlântico, uma vez que nossas igrejas possuem estilos mais recentes e nunca acabaram dotadas das proporções e riquezas das edificações na metrópole. 





3- Teleférico: fiz um passeio bem "coisa de turista", mas acho que vale a pena compartilhar aqui. Uma voltinha no teleférico que eles chama de Telecabine (rs). Custa apenas 5,90 euros, ida e volta. 

A viagem, com duração de oito minutos, percorre um lindo trajeto pouco mais de um quilômetro, sobre o rio Tejo, a trinta metros de altura. É um lindo panorama do famoso Parque das Nações. Podemos ver de perto o Oceanário, a Doca dos Olivais, o Pavilhão de Portugal, o Pavilhão Atlântico, o Pavilhão da FIL e ao longe todo o Parque, a estação do Oriente, as torres S. Gabriel e S. Rafael, a Torre Vasco da Gama e também a ponte Vasco da Gama.

Vou deixar o link para vocês aqui, é só clicar e obter mais informações no site deles.









Antes de retornar, não deixe de descer e desfrutar um pouco dos bares e restaurantes das redondezas, além de conhecer a Marina do Parque das Nações. Desfrutem  da caminhada com uma bela paisagem.












4- Oceanário de Lisboa: quando viajo para fora do Brasil não costumo visitar aquários. Amo animais, mas não é meu passeio preferido. No entanto, acabei indo porque meus amigos queriam e não me arrependi, esse lugar é realmente incrível. 






É possível encontrar uma variedade enorme de animais (inclusive conheci alguns que nem imaginava que existiam), e pode conhecer mais sobre cada um desses bichinhos. Quem quiser mais informações sobre o oceanário é só clicar aqui.


















5-  A Torre de Belém: é Patrimônio da Humanidade desde 2007 e foi construída na margem do Rio Tejo em 1515 para servir como fortaleza para defender a entrada do porto de Lisboa. A Torre é um dos monumentos mais importantes de Lisboa e também de Portugal. Dentro da Torre não há muito o que ver, o ponto  alto mesmo da visitação é o terraço onde é possível observar a ponte Vasco da Gama, o Cristo Rei, o Rio Tejo e ter uma visão ampla da  marina da região. 







6- Praça Marquês de Pombal: o monumento central desta praça, erguido em homenagem a Marquês de Pombal foi inaugurado em 1934. Pombal foi um dos personagens históricos mais relevantes para arquitetura de Lisboa. Ele era um estadista que governou durante o reinado de D. José, entre 1750 e 1777 e que foi responsável por toda a reconstrução da cidade após o grande terramoto, maremoto e incêndio de 1755 (representados pelas pedras partidas e ondas na base do monumento central).

Pombal está representado com a mão sobre um leão (símbolo do poder) e com os olhos virados para a Baixa Lisboeta. Foi nesta praça também que ocorreram alguns importantes eventos como a Proclamação da República Portuguesa.





7- Padrão dos Descobrimentos: os descobridores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, o Infante D. Henrique e o poeta Luís Vaz de Camões são alguns dos considerados heróis portugueses homenageados neste monumento lisboeta, situado também em Belém. Um belo e imponente paredão de frente para o rio Tejo, que evoca a expansão ultramarina portuguesa, sintetiza o passado e simboliza a grandeza da obra de D. Henrique. 

Além disso, do topo é possível ter uma das vistas mais belas do rio e de várias outras partes de Lisboa. A entrada custa quatro euros e o por do sol costuma ser uma das horas do dia mais especiais para a visita. 





8- Rua Augusta: repleta de lojas interessantes, é uma das melhores áreas de compras em Lisboa. Essa rua (onde estive praticamente todos os dias) fica entre duas famosas praças da cidade, a Praça do Rossio e a Praça do Comércio. Além de estabelecimentos comerciais, o endereço exclusivo para pedestres concentra alguns cafés e também é palco para a apresentação de artistas de rua. Se estiver muito interessado em fazer compras, não deixe de conferir as ruas paralelas, a Rua do Ouro e a Rua da Prata.







Nesse lugar que comprei o pão de queijo. Mas, não se anime achando que vai encontrar muita comidinha brasileira porque, além do pãozinho, somente coxinha (quando tem e não é igual!)



Tentando levantar dois copos de um litro cada para tirar uma fotinho. Quase quebrei o braço (rs)



A dica número 9 é fazer algo que não consegui, mas queria muito! Conhecer o Estádio da Luz, o principal estádio de futebol do país e casa do Benfica, um dos mais populares times de Portugal. 

O local recebeu o apelido carinhoso de "A Catedral" pelos torcedores e está localizado no coração de Lisboa. O passeio para visitar o majestoso Estádio da Luz em Lisboa e seu Museu é quase obrigatório para quem gosta muito de futebol e se interessa em conhecer as histórias dos times. Na entrada do estádio há uma estátua do maior ídolo futebolístico de Portugal, o Eusébio. 



Diquinhas básicas sobre onde ficar em Lisboa

Pra mim é um pouco difícil falar de hospedagem porque simplesmente não fiquei em Lisboa, além de ter ficado na casa de amigos. Mas, pesquisei algumas coisas e vou compartilhar com vocês.

Como toda cidade extremamente turística, Lisboa oferece opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. E para encontrar um hotel, albergue ou bed & breakfast que se encaixe no seu orçamento, a dica é consultar o Booking.com, tentando fazer a reserva com certa antecedência da viagem, a fim de garantir o melhor preço. Uma outra alternativa são os apartamentos de temporada do Airbnb, cujos preços são muito melhores que os dos hotéis.


NIghtlife em Lisboa



Pensei em nem escrever sobre esse assunto aqui porque realmente não conheci as baladas e nem festas dessa cidade. Isso porque acordava cedo todos os dias, batia perna o dia inteiro, via os jogos da Copa e a noite estava mais morta do que viva. Frequentei bares nas redondezas da praça do Comércio, alguns na Costa da Caparica (perto de onde me hospedei), mas nada pesado. 

A única dica que posso dar é uma roda de samba que eles fazem aos domingos em um bar que se chama "Titanic". É bem simples, mas o grupo toca muito bem, são todos brasileiros e o local enche de brasucas. O espaço é fechado, mas a porta traseira fica aberta e da pra sair e curtir uma vista lindo do Rio Tejo a noite e escutar um sambão ao mesmo tempo. Paguei somente cinco euros e valeu muito a pena. A festinha vira a madrugada e é um prato cheio pra quem mora em Portugal e quer matar a saudade do Brasil. Curti muito e recomendo!










Pra finalizar: Sou mais feliz desde que me acabei nos vinhos do Porto




Os vinhos portugueses são o resultado de uma sucessão de tradições introduzidas em Portugal pelas diversas civilizações que aí se sucederam, como os fenícios, cartagineses, gregos e, acima de tudo, os romanos. Portugal possui duas regiões produtoras de vinho protegidas pela UNESCO como patrimônio mundial: a Região Vinhateira do Alto Douro, onde se produz o conhecido generoso Vinho do Porto, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.

Os portugueses são conhecidos mundialmente pelos seus vinhos tradicionais e por cultivar mais de 250 tipos de uvas nativas, algo que traz muita personalidade aos rótulos lusitanos. Além de abastecer o mercado interno, os vinhos portugueses são muito apreciados no mundo todo, inclusive no nosso Brasil.
Além das variações clássicas de vinhos tintos e brancos, Portugal é um país conhecido por produzir um dos vinhos mais famosos e autênticos do mundo, o Vinho do Porto.
O vinho do Porto é um dos vinhos mais famosos do mundo e razões para isso não faltam. Ele é produzido na Região Demarcada do Douro (cerca de 100 km da cidade do Porto) e é armazenado nas caves de vinho do Porto na cidade de Vila Nova de Gaia (que é ligada a cidade do Porto pela ponte D. Luís I). 
É um vinho licoroso e fortificado. A bebida é diferente por causa do seu clima único, pelo fato de a fermentação do vinho não ser completa e pela adição de aguardente. Além disso, possui uma enorme variedade de aromas e um alto teor alcoólico (entre 19% e 22%). 
O vinho do Porto é um vinho adocicado e normalmente é servido acompanhado da sobremesa após o jantar. Por ser um vinho bastante forte e doce, ele é servido em pequenas quantidades e geralmente em cálices pequenos.

Sou suspeita pra falar, sou viciada nisso e se deixar tomo uma garrafa sozinha (rs). Me acabei em Portugal porque além de maravilhosos são super baratos. Mas, tem que tomar cuidado porque são bem doces e você acaba ficando "alegre" sem perceber.
Tipos de vinho do Porto
Ele é dividido em três tipos: Ruby, Tawny e Branco. A bebida também possui categorias especiais: Reserva, LBV – Late Bottled Vintage, Tawnies envelhecidos, Colheita, Vintage e Crusted. Ele pode ser envelhecido entre 2 a 40 anos. Minha vontade é voltar para Portugal. Que saudade! 
Os melhores vinhos do Porto
O vinho do Porto possui uma grande variedade de marcas entre elas estão as mais antigas como Ferreira, Ramos Pinto e Real Companhia Velha. Os preços do vinho do Porto variam de acordo com as marcas e de seu tempo de envelhecimento (em barris de madeira ou envelhecidos em garrafa). Os preços variam entre € 3 e podem chegar até € 6 mil euros.


O meu preferido é o Ferreira. Tomava sempre quando morava nos Estados Unidos e dessa vez tive a oportunidade de experimentar todos os tipo dele. Tá aí a minha dica :)



Comprar vinho em Portugal dá até gosto. Abaixo, compartilho com vocês algumas fotinhos que tirei de preços dos vinhos em supermercados para que tenham uma ideia.






Passaria uma vida falando de Portugal e sem dúvidas ainda quero conhecer Porto e a Ilha da Madeira. Quem sabe, em breve! Já tinha orgulho, agora estou mais feliz ainda por ser uma cidadã portuguesa!

Gostaram do post? Deixem comentários e dúvidas sobre essa terra tão maravilhosa :) Beijos!

























Confira também

2 comments

  1. Oi Alethea, amei seu post e fiquei até emocionado pelo seu trabalho,os lugares maravilhosos, fotografou e visitou com todos os detalhes,falando dos costumes da terra,as comidas tradicionais de Portugal,os vinhos,pontos turísticos,as pessoa,os fatos enfim não sei descrever todos os detalhes que você citou com muita competência.Desculpe não sei falar coisas mais bonitas e corretas,não sou bom de português mas o pouco que sei é valorizar seu trabalho esplendido. Parabéns você me encantou mais uma vez,não só pela sua beleza que uma coisa notada acho em todos os lugares e também pela sua inteligência ser essa mulher de muita garra que estou aprendendo e te admirando cada vez mais.MARAVILHOSA minha amiga....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que lindo! Amei. Obrigada pelas palavras, fiquei até emocionada! Amo o que faço e é um prazer poder compartilhar tudo isso <3

      Excluir