Boneca de ferro no País de Gales

by - terça-feira, agosto 14, 2018


Olá, gente! Hoje vou compartilhar com vocês como foi conhecer uma das cidades do País de Gales, pouco divulgado e conhecido por nós brasileiros.


Antes de contar sobre minha experiência, quero falar um pouquinho sobre esse país, para que vocês possam conhecer. Eu também estava perdida antes de ir pra lá, fui me informar quando cheguei aqui na Europa. Escutei muita gente falar, pesquiser bastante e resolvi incluir no meu roteirinho de viagens pela Europa.



Afinal, onde está o País de Gales?



Primeiramente, pra não causar nenhuma confusão, o nome do país é WALES. Não sei porque chamamos de País de Gales, não pesquisei sobre isso, mas é bem diferente (rs). O País de Gales ou simplesmente Gales  faz parte do Reino Unido. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o Mar da Irlanda a norte e a oeste, e com o Canal de Bristol a sul.

Esse país tem a maior concentração de castelos do mundo, com mais de 400 espalhados por várias cidades. Possui a sua própria língua, que é uma das mais velhas do mundo. O galês é falado fluentemente por aproximadamente 1/4 da populacao do País de Gales e é muito bem entendido por praticamente todos os galeses. Eles falam inglês perfeitamente, então não é preciso se preocupar com isso.
O País de Gales foi o primeiro país invadido e conquistado pela Inglaterra, em 1060. Uma outra curiosidade é que existem mais ovelhas do que pessoas vivendo por lá. A populacao de ovelhas ultrapassa os 8 milhões, enquanto a do país é de apenas três.


Esse é o flyer de uma igreaja é só para vcês terem uma ideia do idioma deles
 Por quê escolhi visitar o País de Gales?

Estou morando na Irlanda e tenho planos de explorar a maior parte dos países europeus. Comecei pelos países mais próximos de onde moro por serem mais baratos e acessíveis. Estive em portugal recentemente, mas foi por conta do processo da minha cidadania portuguesa, mas fiz um roteiro e estou tentando seguir.
O segundo e principal motivo dessa visita foi que fiquei sabendo que a empresa Stena Line tem promoções para ir para o País de Gales. Para quem não sabe, a Irlanda é uma Ilha e não é possível viajar para outros países de carro, temos que viajar de avião ou barco (com exceção da Irlanda do Norte, claro).
A Stena Line (Ferry Boat), tem promoções que levam os passageiros de Dublin (capital da Irlanda) para Holyhead (uma das cidades mais bonitas do País de Gales) por apenas 6,50 euros ida e volta às terças-feiras e 15 euros aos domingos. De graça! Quando comentei com meu pai ele disse que não vai nem na padaria no Brasil por esse valor. É um bate e volta, mas dá pra conhecer a cidade, sim!



Para conseguir tickets nesse preço é um pouco difícil porque é bem concorrido, mas eu consegui. Só tentar bastante através do site que uma hora dá certo. A compra é feita on line. É só imprimir a reserva e trocar pelo ticket na recepção da empresa no porto de Dublin no dia da viagem.
De Dublin para Holyead






Falar que fiz um bate e volta para outro país é bem engraçado, fora da nossa realidade. Mas, foi isso que aconteceu. O Ferry Boat sai do porto de Dublin oito horas da manhã. É preciso estar no porto com 40 minutos de antecedência. Para mim foi um dia muito cansativo, acordei as quatro da manhã porque moro há 110 km de Dublin, portanto tente descansar bastante no dia anterior.

Já tinha feito uma viagem parecida de Atenas para Santoniri (clique aqui para ver como foi essa aventura na Grécia) e o boat era bem parecido. São 3 horas e quinze minutos de viagem, mais ou menos, e não falta conforto. Ótimas poltronas, sofás, restaurantes, bares, lanchonetes, deck, cinema (sim, cinema!), área pra crianças, dute free. Tudo limpinho e organizado. Vale a pena ter uma experiência dessa. Fiz uma viagem tranquila, consegui dormir um pouco, comer bem e cheguei mais disposta em Holyhead.


Antes do embarque *depois achei um sofazinho que consegui deitar e dormir rs)












Imigração




A passagem pela imigração foi a mais tranquila e esquisita que fiz em todas as minhas viagens. Na ida eles pediram meu passaporte, olharam a foto e me deixaram passar. Não entendi nada. Não olharam a data do passaporte, se eu estava legal na Irlanda. Podia ser uma fugitiva, que queria me esconder no país deles (rs). Não estou usando meu passaporte europeu ainda, pego somente em setembro, usei o brasileiro mesmo eles não verificaram nada!! Fiquei horrorizada, nem um carimbinho :(
Aí logo pensei que na volta, quando passasse pela imigração da Irlanda, aí sim teria uma checagem rigorosa. O que? Nada outra vez, simplesmente fizeram a mesma coisa. Não entendi nada. Podia ser assim sempre, né? (rs).

Ah, esqueci de falar que apesar de ter wifi no barco, não contem com isso porque não pega muito bem!
Moeda 



Gente, quem for para o País de Gales não se esqueça que a moeda é a libra/ pounds! No barco eles aceitam euros, mas na cidade é preciso usar libras. Se não conseguir trocar, é possível usar cartão de débito e crédito. 

Dica muito importante!


Se vocês querem economizar seus euros ou reais, levem algo para comer! Levem lanchinhos na mochila, água, etc...A caminhada para conhecer o principal ponto turístico é longa. Além disso, se vocês escolherem o domingo para viajar não vão encontrar praticamente nada aberto!! Eles parecem não estar nem aí para turistas, tudo fica fechado, vocês não encontram um táxi ou ônibus passando. Estejam preparados para não passar fome (rs).

Um pouquinho sobre Holyhead


É a maior cidade e porto do País de Gales. Está localizada em Holy Island. Não é a capital do país, mas é o que tínhamos para o momento né, mores?
Onde passear?



Como era um bate e volta, foi preciso escolher o que fazer pra não perder tempo e não me atrasar. O Ferry Boat volta para Dublin oito e meia da noite. Cheguei por volta de meio dia no porto e depois de fazer algumas pesquisas resolvi fazer o que praticamente todos os turistas fazem: uma visitinha rápida no centro e uma longa caminhada até o principal ponto turístico da cidade, o Farol ( chamado de South Stack Lighthouse).
O centro


Saindo do porto, vocês já verão as plaquinhas indicando o centro da cidade. É praticamente no mesmo lugar, desce do barco e já cai no centro (rs).
É tudo bem simples, construções antigas e diversas igrejas católicas. Limpo e nenhuma "viva alma" na rua, pelos menos no domingo. É possível curtir um silêncio que já não sentia há anos. Achei um mercadinho aberto e a igreja que vou mostrar pra vocês agora.








A polícia do País de Gales, que com certeza deve trabalhar muito pouco (rs)

Ah, esqueci de falar do clima. É fim de verão ainda, estamos no comecinho de agosto então o clima estava maravilhoso, sol, calor. Esse tipo de bate e volta é realmente próprio para o verão. A caminhada para o farol de uma hora e meia seria muito dolorosa em um frio de matar (rs).

Igreja St Cybi's


É uma fofura, tem um jardim lindo em volta dela. Acho que a missa tinha terminado no momento em que cheguei, tava cheio de velhinhos simpáticos saindo de lá. 

É uma igreja medieval, construída por volta de 540 DC. Ela  foi saqueada por invasores vikings no século 10 e danificada novamente em 1405 pela força invasora de Henrique IV. A atual igreja foi construída no século XIII e fica perto do forte romano em Holyhead.






Ah, tem um caderno de anotações que vocês podem deixar comentários, agradecer, escrever o que desejar.



Fiz questão de deixar a minha mensagem <3

A caminhada para chegar até o Farol



Depois de caminhar um pouco pelo centro e só achar essa igreja (rs) perguntei para uma das únicas pessoas que vi na rua onde pegava a estrada para chegar até o farol. É necessário roupas confortáveis e um bom tênis (o meu era péssimo e doeu meu pé demais) para enfrentar essa caminhada. O acesso é bem fácil, não tem como se perder e todo mundo conhece. É uma reta só (rs) e no finalzinho, perto da chegada vocês verão placas indicando onde está esse famoso farol.

Dizem que há duas maneiras de chegar no farol, pela estrada e pelas montanhas. Não sei como é o caminho das montanhas e dizem que demora mais de duas horas. Preferi ir pela estrada mesmo (rs).

Se vocês caminharem normalmente, sem correr, levarão cerca de uma hora e quinze, uma hora e meia. Na ida levei um pouco mais porque fui parando para tirar fotos e estava muito calor, tenho problemas com a minha pressão que é muito baixa. A maior parte do trajeto é plano, e vocês terão a oportunidade de desfrutar de uma natureza maravilhosa, escutar o cantos dos pássaros, curtir as ovelhinhas e cavalos. Muito verde, uma natureza bem colorida, lagos. Dá pra tirar umas fotos bem bonitas .






No caminho não tem nada! Não espere um posto de gasolina, uma lojinha de conveniência ou um bar pra comprar uma cervejinha. Vá no banheiro antes, não faça como eu que tive que bater na porta de uma casa e pedir pra fazer xixi (rs). Que vergonha, mas não tinha outro jeito, tava quase morrendo!!

O charme das casinhas em Wales




Pouco antes de chegar na rodovia aquele cenário do centro da cidade vai mudando totalmente e uma área mais bonita começa a aparecer. Cada casa charmosinha, bem cuidada, jardim lindos. Quantas flores! definitivamente esse povo adora natureza. Quanto charme! Amei...








O farol: South Stach Lighthouse




Tirando a cobra que encontrei no caminho que quase me matou do coração, cheguei bem. Bem cansada, mas cheguei. Encontrei cinco brasileiros no caminho. Claro, onde eu não encontro brasileiros? Nós estamos em todas as partes do munfo. Se vocês não querem encontrar brasileiros, viajem pra Marte (rs).

Não andei exatamente até no farol, parei um pouquinho antes, como a maioria das pessoas fazem. Nesse local é possível tirar lindas fotos, inclusive com o farol de fundo.

Ah, no caminho encontrei um tipo de casa/hotel, que quem quiser se hospedar por lá porque "morreu"durante a caminhada (rs), deixarei o flyer que peguei com os contatos aqui embaixo.




Vi em alguns posts de outros blogs que é possível pegar táxi pra quem não quer fazer essa caminhada. Mas, vi somente UM táxi no caminho e no Porto não vi nenhum, portanto é melhor nem contar com isso, principalmente aos domingos.

Passei uns quarenta minutos sentada nas pedras, admirando a paisagem, comi um lanchinho. É possível ouvir o canto dos infinitos passáros e conhecer um pouco mais das espécies presentes em algumas placas e áudios informativos no caminho. É lindo, vale a pena o esforço, a caminhada, tudo!




Meu Palmeiras sempre presente nas viagens <3

Também li em alguns blogs que é possível pegar carona pra voltar, ou pra ir até o farol com carros que passam pela estrada (rs). Já fiz isso no Líbano, na África e foi bem perigoso por sinal. Mas, no País de Gales tenho certeza que seria extremamente seguro se alguém tivesse me dado essa tão sonhada carona. Ninguém parava, tentei mais de vinte vezes e nada (rs). Não contem com isso também!!!

Fiz o mesmo trajeto para voltar e as horas restantes antes de pegar o barco pra voltar pra Dublin andei mais um pouquinho pela cidade e dei uma relaxadinha nas pernocas.

Onde comprar lembrancinhas?

Que pergunta difícil. Não posso sair dos países que visito sem comprar uma lembrancinha (mais simples que seja) para a minha coleção de miniaturas de todos os países que visitei, mas principalmente não posso sair sem o imã de geladeira para a coleção da minha mãe (rs).

Na cidade foi impossível achar. Se não achava comida, imagina lembrancinha. Realmente eles não estão nem aí para os turistas. Inclusive se fossem mais espertos podiam alugar vans, cobrar a carona pro farol, fretar bus, levar o turista na garupa da bike, ganhar dinheiro né, gente? Brasileiro já pensa diferente (rs). É tanta gente camelando pra chegar até lá...

Enfim, o único lugar que encontrei alguma coisa foi dentro do porto, em uma lojinha (a única). Alí é possível achar duas opções de chaveiros e UMA opção de imã. Já avisei a minha mãe que ou é isso ou fica sem (rs)!!




Vale a pena um bate e volta?



Sim, vale. Gastaria mais passar a folga na Irlanda. Gastei o bilhete e quatro libras das lembrancinhas. Nada mais que isso. Levei comida, água e os passeios foram free. Não tem explicação conhecer outro país por esse preço. Visitar um lugar que nunca tinha ouvido falar antes de deixar o Brasil foi muito interessante pra mim, e quem sabe um dia volto para conhecer a capital e outros lugares bacanas em Wales.

Pra quem tiver mais tempo e quiser visitar outros locais da cidade, dá uma olhadinha no site www.visitholyisland.co.uk.

Gostaram do post? Deixem suas dúvidas e comentários! Beijos <3



Confira também

0 comments