O melhor de El Salvador

by - domingo, fevereiro 20, 2022

 Oi, gente! Chegou o dia de compartilhar com vocês como foi subir o Vulcão Santa Ana, em El Salvador!!! Foi um ano novo bem diferente. Começar 2022 nessa vibe foi muito bom!


Mas, sei que vocês devem estar se perguntando: " O que ela foi fazer en El Salvador?". 

Quem me conhece sabe que atualmente estou vivendo na Colômbia e decidi conhecer um pouco mais da América Central. Estou aproveitando que é mais barato do que viajar desde o Brasil e posso fazer viagens curtas pela distância. 

Como sempre comento, os brasileiros tem a mania de viajar somente para os destinos que são modinha. Não pesquisam o que em em outros países. El Salvador tem lugares turísticos incríveis, pode acreditar!!

Não consegui conhecer muita coisa, porque fui exatamente para subir o vulcão. Mas, o pouco que conheci vou compartilhar aqui e posso dizer que valeu muito a pena todo esforço e correria!

Engraçado, ou melhor, chega a ser triste como é difícil achar informações sobre esse país. Os brasileiro não vão!!! Não tem dicas na internet, não tem nada. Posso dizer que sofri pra fazer esse roteiro. Foram muitos dias pra conseguir as informações que eu precisava. Fora isso, não sei se por causa da pandemia, foi complicado até entrar em contato com guias de lá para poder fazer o passeio. Quase desisti, mas acabei conseguindo.

Além de tudo isso, vale lembrar que era ano novo, então poucas coisas estavam funcionando. Foi horrível para planejar as coisas sem saber se estavam abertas ou não, na internet não colocam informações. Na verdade me arrependi um pouco de ter ido nessa data porque só me deu dor de cabeça. O roteiro foi Guatemala e El Salvador. Na Guatemala passei vários perrengues por conta das datas. Não recomendo esse tipo de aventura nessa data. 

No final deu tudo certo, mas passei bastante nervoso...

Vamos conhecer um pouco de El Salvador?



El Salvador, oficialmente República de El Salvador, é um país da América Central. Faz fronteira com o Oceano Pacífico, a sul, a Guatemala a oeste e Honduras a norte e leste. Sua região oriental fica na costa do Golfo de Fonseca, em frente a Nicarágua. Sua população, de acordo com dados de 2014, era de 6 279 783 habitantes, sendo o país mais densamente povoado do subcontinente. Sua área territorial, de 21 040 km², faz deste o menor país da América Central. Sua capital e maior cidade é San Salvador.

O território de El Salvador compreende o que antes era a província de Sonsonate, o qual se juntou ao município de San Salvador, formando a maior parte do território atual do país. Ambas as províncias ganharam a independência da Espanha, em 1821, pela Capitania-geral da Guatemala, e em 1824 se fundiram para formar o "Estado de El Salvador", como parte dos Estados Unidos da América Central. Em tempos pré-colombianos, houve um importante núcleo indígena conhecido como o Senhorio de Cuzcatlán, que significa "Lugar de joias ou colares", na língua nahuatl.

A economia de El Salvador tem sido historicamente dominada pela agricultura, começando com a planta índigo, a mais importante durante o período colonial, seguida pelo café, que no início do século XX representava 90% das receitas de exportação.Desde então, El Salvador reduziu sua dependência do café e embarcou na diversificação da economia, abrindo laços comerciais e financeiros e expandindo o setor manufatureiro. O Colón, a moeda oficial de El Salvador desde 1892, foi substituída pelo dólar dos EUA em 2001.

Apesar do câmbio desfavorável, El Salvador é um país bem barato de se viajar. Uma refeição completa em restaurantes locais não sai por mais que cinco dólares. A hospedagem também ajuda a manter os preços lá embaixo. 

Desde 2010, El Salvador ocupa o 12º lugar entre os países da América Latina em termos de Índice de Desenvolvimento Humano, além do quarto na América Central (atrás do Panamá, Costa Rica e Belize) devido em parte à rápida industrialização em curso. No entanto, o país continua a lutar contra altos índices de pobreza, desigualdade social e criminalidade, cerca de 1/6 da população tem insegurança alimentar (Ingere menos de 1 200 calorias por dia) e passa fome.


El Salvador é perigoso?

Você vai ler e ouvir coisas que podem te desanimar da viagem. Mas, persista! El Salvador não recebe muito destaque nos livros e guias sobre a América Central e você já deve ter escutado que é melhor riscar o país do roteiro por causa dos altos índices de violência registrados ali. 

Viajando na América Latina, é sempre importante manter a cautela. Evitar andar sozinho, em especial à noite e em áreas que você não conhece, é um comportamento aconselhável. No entanto, é preciso também entender que a violência ali não é generalizada e se concentra em certas partes mais que em outras, como ocorre no Brasil ou em qualquer outro lugar que enfrenta problemas semelhantes. A grande maioria das pessoas que visita o país volta para casa em segurança e sem maiores incidentes. Eu, por exemplo, não me senti ameaçada em nenhum momento, pelo contrário. Tem que saber onde andar, com quem andar, como em qualquer outra viagem!

Curiosidades:

San Salvador é conhecida como a Terra dos Vulcões. São 25 deles espalhados por um território do tamanho do estado de Sergipe – três ainda são considerados ativos. Isso é sinal de uma forte atividade sísmica na área e tremores menores ocorrem com frequência.

É também a terra do surf. As praias de El Salvador já foram sede de dezenas de competições internacionais de surf. É bem comum ver gente chegando ao país acompanhada de suas pranchas. El Tunco é a mais famosa para esse tipo de esporte.
El Salvador já foi conhecido como República do Café. Hoje, a economia é mais diversificada, mas o país ainda preserva inúmeras plantações, em especial nas regiões mais montanhosas. Esses lugares funcionam como um refúgio natural para a fauna local, já que 98% da mata nativa do país já foi dizimada. Por isso, comprar café salvadorenho não é apenas uma garantia de qualidade, mas também uma forma de contribuir para a preservação dessa fauna.

Desde 07/09/2021 El Salvador adotou o bitcoin como moeda oficial. Isso significa que o criptoativo passou a ser aceito em qualquer transação no país, incluindo pagamento de bens e serviços – em outras palavras, as pessoas podem usar o bitcoin no seu dia a dia como se fosse uma moeda comum. A justificativa do governo é que isso vai ajudar a bancarizar a população do país. Outro objetivo do governo com a criptomoeda é evitar gastos milionários com remessas internacionais de dinheiro. Isso acontece porque, desde 2001, El Salvador adotou o dólar como moeda padrão para transações, tornando a economia local dependente de instituições americanas que atuam como intermediárias.Um detalhe importante é que, mesmo adotando o bitcoin como moeda oficial, El Salvador não vai interferir na cotação da cripto. Ou seja, seu preço vai continuar flutuando de acordo com os movimentos do mercado – o bitcoin, assim como outras criptomoedas, não é regulado por nenhum banco central.

Culinária em El Salvador

Como fiquei pouco tempo, não provei comidas típicas, apenas a PUPUSA, que é sensacional!! Você encontra em todos os lugares, inclusive na rua, que considero as mais deliciosas. Comi várias e paguei sempre apenas um dólar. 

Pupusas são uma das tradições que foram passadas de geração em geração em El Salvador. Além disso, sua popularidade e excelência não se refletem apenas no país, mas também para os estrangeiros. Faz até parte da dieta diária dos salvadorenhos. É tipo uma tapioca, porque pode ser comida de diversas formas, como café, almoço, ou jantar.

Mas afinal, o que é a PUPUSA?



É um prato feito com farinha de milho e geralmente recheado com queijo, feijão ou cascas de porco (tem o formato de um arepa). Mas, com o tempo, o fornecimento de pupusas expandiu-se para queijo papagaio, alho, manjericão, amora, frango, cogumelos, entre outros.

É muito legal ver as senhoras preparando e tem um sabor incrível. Comi com queijo e feijão e acompanhava uma saladinha de repolho cozido (é a mais tradicional). Dependendo do local, é bem picante. É super barata e com duas dessas você faz uma refeição. É servida quentinha. Nossa, só de pensar me deu vontade!!

Eu amo arepas colombianas/venezuelanas, mas as Pupusas conquistaram meu coração. 


Ah, esqueci de dizer que, assim como os colombianos, eles também têm o costume de comer o milho assado. A diferença é que colocam limão. Achei que ficava ruim, mas é uma delícia!




Como cheguei a El Salvador

Passei a virada de ano na Guatemala. Para ir a El Salvador peguei um ônibus na Cidade da Guatemala (capital). Na ida parei na cidade de Santa Ana, que fica mais próxima do que San Salvador. Fiz esse trajeto porque o vulcão que subi fica em Santa Ana. Na volta, peguei o ônibus em San Salvador e desci na cidade da Guatemala porque, além do meu voo para Colômbia sair de lá, ainda tive mais um dia para conhecer a cidade. 

O tempo de viagem até Santa Ana foram quase quatro horas e de El Salvador para a Cidade da Guatemala foram cinco horas.

A passagem comprei pela internet e custou 50 dólares ida e volta. Não achei caro. É outro país! Passei várioooos dias para encontrar uma empresa que fazia esse trajeto, as informações são péssimas na internet. Nada é divulgado. A empresa que viajei foi a Transporte del Sol e gostei bastante porque eles têm serviço como de avião, me serviram lanche, água, suco, adorei! Nunca tinha visto isso. Os ônibus saem do hotel Crowne Plaza (eles têm um escritório dentro do hotel) e o horário meio ingrato, às 2 horas da madrugada. Conseguir contato com essa empresa foi horrível, queria confirmar a viagem e não consegui. Mas, deu tudo certo.




Passamos pela imigração dos dois países. Na da Guatemala tive que apresentar meu teste negativo para o Covid e carimbaram meu passaporte e na de El Salvador não precisei apresentar o teste e nem carimbam o passaporte, apenas anotam no controle deles. Não sei o porquê. Aliás, nem precisamos descer do ônibus, subiram, conferiram o passaporte e só.









Tudo sobre o passeio!!


Pesquisei muito sobre o que faria em pouco tempo em El Salvador. Depois de muita, muita pesquisa, resolvi que queria me desafiar e subir o Vulcão Santa Ana e conhecer o Lago Coatepeque. Na minha opinião, os locais mais lindos. Seria impossível fazer tudo isso sozinha, cheia de malas, com rapidez, as distâncias não ajudavam, por isso resolvi buscar ajuda de uma agência. Depois de passar umas três semanas procurando, pesquisando e tentando contato com alguém que fizesse o passeio em pleno dia primeiro de janeiro (feriado!!) achei a GoTravel El Salvador, que me salvou e fez com que a meus momentos em El Salvador fossem incríveis!!! Inclusive, já sigam eles no Insta, @gotravelelsalvador. 


Essa agência tem uma variedade enorme de passeios. Basta entrar em contato com eles que vocês terão as informações de todos. Os preços são super acessíveis e o guia que me acompanhou era ótimo, além de muito, mais muito engraçado (rs).

O meu passeio começou as oito horas da manhã e acabou depois das sete horas da noite. Eu, o guia e a Eva, uma alemã que estava fazendo turismo em El Salvador, super gente boa. Fizemos um trio sensacional, nos divertimos demais.


O guia me pegou em um posto de gasolina em Santa Ana (o ônibus  me deixou lá). Foram super pontuais. Pegamos a Eva no hostel dela em Santa Ana também e partimos para a subida ao vulcão Santa Ana.

O vulcão Santa Ana está localizado a cerca de 43 quilômetros da cidade de Santa Ana e a cerca de 65 quilômetros do centro de San Salvador.

Este vulcão é uma das principais atrações do Parque Nacional de Cerro Verde. O parque conta com três vulcões, Santa Ana, Izalco e Cerro Verde. O Santa Ana, também chamado vulcão Ilamatepec, é um dos destinos turísticos mais visitados na parte oriental do país.

Santa Ana é um vulcão ativo!! É frequentemente monitorado para atividade sísmica por uma divisão do Ministério do Meio Ambiente. A última erupção foi em outubro de 2005; matou pelo menos duas pessoas e forçou a evacuação das áreas próximas. A erupção anterior do Santa Ana aconteceu em 1904 e durou duas semanas.

El Salvador tem 170 vulcões em seu território, e fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma das áreas com enorme atividade sísmica e vulcânica.Muitos desses impressionantes vulcões salvadorenhos são usados para atrair turistas locais e estrangeiros. Cada vulcão tem características únicas que os ajudam a atrair visitantes.
 
Continuando, como eu disse, o guia nos pegou e seguimos viagem para subir o vulcão Santa Ana. Estava super calor. Estava bem abrigada, com calça e blusa de manga cumprida achando que ia fazer frio lá em cima, mas não foi o caso. Apesar disso, achei bom porque estava muito sol e ia ficar toda queimada...rs

Dentro da minha mochila eu coloquei água (o guia também levou pra gente), gel energético ( me recomendaram, mas não consegui tomar, achei nojento rs...), protetor solar, um bastão de trekking que um amigo me emprestou (ajudou muito!!!), um dinheirinho para comer Pupusa (rs), óculos de sol, bateria extra para tirar fotos porque estava usando muito o celular e a bateria acabou super rápido (quem tem Iphone me entenderá)...rs. Acho que basicamente isso.

No caminho paramos em um mirante sensacional onde pudemos tirar fotos com a vista do Lago Coatepeque (depois contarei mais sobre esse lago).


Chegamos no local onde os grupos se encontram para subir o vulcão. Encontramos com pessoas de vários países. Nos unimos a um grupo para subirmos juntos. Há um guia local. Tivemos que pagar 3 dólares para eles. Não entendi o motivo, já que nem o vi o caminho todo e fomos com o nosso guia, mas paguei os três dólares. 

Depois, na entrada do parque cobraram mais 3 dólares da gente. Só pagar, pagar. Mas, pagamos.

A única vez que vi esse guia local foi depois que pagamos esses 3 dólares. Ele explicou como seria a subida, as paradas para descanso que íamos fazer, as regras, etc.





O Santa Ana está a 2.381 metros acima do nível do mar, é o terceiro ponto mais alto de todo o país.

Sua maior atração é a bela lagoa verde esmeralda que repousa em sua cratera e foi o que me chamou atenção na hora de fazer a minha escolha de onde queria visitar. Além disso, amo me desafiar. Não estava praticando exercícios com regularidade e achei que poderia não aguentar. Fiquei com medo. Mas, foi super bacana e consegui completar o trajeto. Realmente fiquei muito feliz e orgulhosa de mim.


Vi muitas pessoas desistindo pelo caminho. Estava muito calor e por isso o cansaço era ainda maior. Se manter hidratado é super importante!

O caminho é cheio de pedras, tem que tomar cuidado o tempo todo para não cair, sair rolando (rs)...





Foi bacana porque um motivava o outro. Como estava praticamente sem dormir porque viajei na madrugada, o apoio foi fundamental...rs.

No caminho fizemos algumas paradas de 3, 4 minutos para descansar. E, como fomos conversando não sentimos tanto a subida.


Fiquei um pouco triste porque de cima era possível uma vista linda do vulcão Izalgo,  mas estava nublado e não consegui tirar nenhuma foto. Triste! Mesmo assim, as vistas são lindas, pura natureza.




Chegando ao topo foi possível sentir de longe o cheiro de enxofre. Caminhamos um pouco mais até que o guia nos disse que tínhamos chegado. Finalmente!! Consegui!!

Dando alguns passos na direção da cratera lá estava ela, a incrível lagoa verde esmeralda que eu queria tanto de ver.






Tinha que comemorar! Compramos até um sorvetinho lá em cima!
Não é permitido ficar muito tempo lá em cima por causa do enxofre, acho que no máximo 20 minutos. Para voltar, descemos pelo mesmo caminho da ida. É um pouco mais fácil, já que é só descida, mas tem que tomar muito cuidado para não escorregar. Nesse momento também já estávamos bem cansados, então dificulta um pouco. Pelo que lembro foram duas horas e meia para subir, para descer lembro que foi um pouquinho mais rápido.

Abaixo, uma fotinho do nosso guia, para que vocês possam conhecer a figura!! Gente fina.


Concluímos esse passeio e o nosso guia Hanssel nos levou para a nossa última parada, um Hostel/bar/restaurante que se chama Capitan Morgan que fica às margens do Lago Coatepeque. É simplesmente incrível. Uma vista maravilhosa, bebidas de todos os tipos, comida e você pode aproveitar e nadar um pouquinho, tomar sol no andar de cima do bar. É top demais!!! Não quisemos nadar, estávamos mortas. Ficamos apenas relaxando, contemplando a natureza, conversando e bebendo uns drinks.










Sobre o Lago Coatepeque

O lago é de origem vulcânica, localizado a 18 km ao sul da cidade de Santa Ana, no município de El Congo. Tem uma altitude de 745 metros acima do nível do mar e uma área de 25,3 km². Além disso, sua profundidade de 115 metros. Coatepeque significa "Colina de Culebras" na língua náuplo.

A caldeira se formou como resultado de uma série de erupções explosivas que aconteceram entre 57.000-72.000 a.C. Em seguida, cones e fluxos de lava se formaram na parte ocidental da caldeira, bem como 6 cúpulas de lava. A formação da mais recente cúpula começou por volta de 8000 a.C. Mais de 20.000 pessoas vivem ao redor do lago, e uma média de 5.000 turistas visitam o lago todos os meses (antes da pandemia).
  
Realmente é um lugar lindo que nenhum viajante que vai a El Salvador pode deixar de conhecer.

Bom, meu passeio terminou mais de sete horas da noite e o Hanssel me levou até o meu hotel em El Salvador. Uma horinha de carro. Estava mortinha, mas valeu muito a pena!!! Muito mesmo!!

No outro dia já tinha passagem comprada para a Cidade da Guatemala às cinco horas da manhã. Tive muita sorte porque o meu hotel era como 3 minutos caminhando até o escritório do Transporte del Sol, de onde saíam os ônibus. Dessa vez foi pura sorte porque nem eu imaginava que seria tão perto. Achei ótimo porque uber e táxi as quatro da manhã seria muito difícil encontrar.

Gostaria de poder ter conhecido mais El Salvador,  mas conheci muito pouco. Tinha programado caminhar um pouco a noite, mas cheguei tarde do passeio, e super cansada. Fica pra uma próxima.

Um dia inteirinho de excursão, com toda a assistência necessária por parte da GoTravel El Salvador fez com que meu dia rendesse tanto que parece que fiquei uns três dias passeando. 

Minha dica final é: Brasileiros, conheçam El Salvador que vocês não irão se arrepender!!

Gostaram do post? Comentem e deixem suas sugestões ! beijo!





















Confira também

0 comments